Internacional Titulo
Tzipi Livni vê elementos positivos em iniciativa de paz saudita
Da AFP
12/03/2007 | 08:05
Compartilhar notícia


A ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, afirmou nesta segunda-feira que a iniciativa de paz saudita contém elementos positivos, mas fez algumas restrições à mesma. Entrevistada em Washington, onde está no momento, pela rádio pública israelense, Livni declarou: "Há elementos positivos na iniciativa saudita, mas algumas cláusulas são contrárias ao princípio de dois Estados, israelense e palestino".

A chanceler destacou que o plano adotado pelos países árabes em 2002 apresenta dois pontos problemáticos referentes ao direito de retorno dos refugiados palestinos. "A primeira cláusula cita a resolução 194 da ONU (Organização das Nações Unidas) que prevê o retorno dos refugiados palestinos a suas casas. A segunda estabelece que não se encontrará uma solução a respeito nos países onde atualmente se encontra este coletivo. Isto é completamente contrário ao princípio de dois Estados", insistiu.

A iniciativa de paz saudita prevê a normalização das relações entre os países árabes e Israel em troca de uma retirada total dos territórios ocupados desde 1967 pelo Estado hebreu, assim como o estabelecimento de um Estado palestino e uma solução para os refugiados palestinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;