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Procon sugere definir presente do pai em casa para evitar impulso
Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
13/08/2005 | 08:22
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Evitar as compras por impulso. Essa é a dica do Procon para quem ainda não definiu o presente do Dia dos Pais. Definir em casa o que vai ser comprado só então partir para a consulta de preços é a dica para quem quer economizar e ter a certeza de que o presente escolhido vai agradar. "Seguir essas dicas é o primeiro passo para quem quer encontrar algo adequado sem se arrepender do que comprou. Também ajuda a evitar problemas em relação à troca do produto", disse a assistente de direção do Procon de São Paulo, Leila Cordeiro.

Outro alerta é com relação às roupas. De acordo com o Procon, a troca de vestuário não está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. "Às vezes, a pessoa não gosta da cor, do modelo. É importante a pessoa verificar no ato da aquisição a possibilidade da troca."

Segundo o Procon, caso o produto adquirido apresente defeito, o consumidor tem 90 dias, a partir da compra, para cobrar providências. A empresa, por sua vez, tem 30 dias para sanar o problema. "Corrido esse prazo, a pessoa pode pedir a troca do produto ou cancelamento da compra."


O consumidor também precisa estar atendo em relação às compras feitas pela internet, telefone ou serviços de entrega em domicílio. Pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a pessoa pode desistir da compra até sete dias antes da efetivação da compra e até sete dias após o recebimento do produto. O pedido de cancelamento deve ser feito por escrito. O Código de Defesa do Consumidor também garante o direito à devolução do dinheiro caso alguma parcela tenha sido paga, desde que o pedido de cancelamento já tenha sido feito.

Dicas para compras do Dia dos Pais

Evitar compras por impulso: definir em casa o que vai comprar e fazer pesquisa de preço.

Roupas
A obrigatoriedade da troca não está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. Negociar com o vendedor, no ato da compra, a possibilidade de troca caso a roupa não sirva ou a cor não agrade quem será presenteado.

Produtos com defeito
O consumidor tem até 90 dias a partir da compra para exigir a troca. A empresa tem até 30 dias para sanar o problema. Caso isso não aconteça, a pessoa pode solicitar a troca ou cancelamento da compra.

Compras pela internet, telefone ou entrega em domicílio
O Código de Defesa do Consumidor garante o direto de desistência do pedido até sete dias antes da efetivação da compra ou até sete dias após recebimento do produto. O pedido do cancelamento deve ser feito por escrito. Respeitados os prazos, o consumidor pode pedir a devolução do dinheiro caso alguma parcela já tenha sido paga.




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