Setecidades Titulo
Domingo de festa em Ribeirão Pires
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
23/04/2006 | 07:36
Compartilhar notícia


O Jardim Caçula, em Ribeirão Pires, vive neste domingo um dia de festa. A terceira edição do projeto ABC dos Bairros, realizada pelo Diário em parceria com empresas privadas e prefeituras, será promovida a partir das 9h, nas escolas públicas Farid Eid e Hebert José de Souza. A lista de atividades disponíveis à população inclui ações sociais, culturais e esportivas. Haverá emissão de carteira de trabalho e cartão do cidadão, corte de cabelo gratuito, orientação jurídica, atendimento médico e recreação infantil.

A coordenação do programa espera reunir 4 mil pessoas. Para o prefeito Clóvis Volpi (PV), o ABC dos Bairros tem importância fundamental na potencialização de ações de cidadania nos bairros. A expectativa da população foi grande durante toda a semana. A professora Vilma de Jesus Nascimento considera a iniciativa uma ótima idéia. "Moro aqui há muitos anos. Nossa comunidade é carente, necessita de ações como esta", afirma.

O coordenador desta edição do programa, Raphael Pinheiro Volpi, garante que o Jardim Caçula é o primeiro de uma série de bairros que serão contemplados. "Temos cinco áreas carentes em nosso município. Vamos proporcionar à população de cada uma delas a chance de participar do ABC dos Bairros", diz. O prefeito Clóvis Volpi informa que os moradores do Parque Aliança serão os próximos. "A segunda edição do projeto em nossa cidade deve acontecer em junho", projeta Volpi.

Serviço - Atendimentos médicos e serviços de promoção social são as prioridades dos organizadores. A Secretaria da Saúde convoca as pessoas a medirem a pressão arterial em postos espalhados pelo evento. Os voluntários darão as devidas orientações para diagnósticos de hipertensão, por exemplo. A doença pode causar infarto precoce e derrames cerebrais.

Testes de glicemia também serão oferecidos durante todo o dia. Uma equipe de profissionais de saúde realizará exames de diabetes em crianças, adultos e idosos. Todos os interessados serão atendidos e encaminhados para tratamento, caso seja necessário. Os coordenadores do Instituto Valentim - ONG (Organização Não-Governamental) que trabalha com prevenção e diagnóstico de doenças relativas à boca e à laringe - convidam os moradores do Jardim Caçula a conhecer os sintomas e causadores do câncer bucal. "O número de casos está aumentando no Brasil. A cada ano, cerca de 10 mil novos pacientes são registrados", diz o idealizador da organização,  Paulo Valentim.

Na área social, a Prefeitura aposta em serviços de auxílio à população carente. O ABC dos Bairros vai proporcionar a emissão gratuita de carteira profissional e cartão do cidadão, em parceria com a Caixa Econômica Federal. No balcão de empregos, o trabalhador terá, ainda, a chance de elaborar o currículo com orientação profissional.

Para as crianças, uma programação especial. A Escola Municipal Hebert José de Souza prepara um espaço de recreação com cama elástica, cinema infantil, jogos de tabuleiro e escultura de bexiga. A diversão será garantida, ainda, pelos artistas responsáveis por pintar o rosto das crianças. A atividade, segundo a Secretaria dos Esportes, promete movimento intenso.

Parceiros - O ABC dos Bairros é um projeto do Diário em parceria com prefeituras da região e empresas privadas. A Real Food apóia a idéia e oferece almoço gratuito aos voluntários participantes. De acordo com o diretor comercial da empresa, Ederson Christian de Oliveira, a iniciativa representa uma chance de levar cultura, lazer e esporte aos que mais precisam. "Nossa marca sempre esteve ligada a projetos sociais e viu no ABC dos Bairros uma grande oportunidade de colaborar. Este é o maior projeto social do Grande ABC", declara. A Comgás, patrocinadora oficial do evento, já comemora a realização de mais uma edição do programa e garante participação até o final do ano.

Programação

Atividades serão neste domingo, em duas escolas de Ribeirão Pires situadas no Jardim Caçula, das 9h às 16h.

EE Farid Eid
Rua Fagundes Varela, 25

- Emissão de carteira de trabalho.
- Emissão do cartão do cidadão.
- Elaboração de currículo.
- Balcão de empregos.
- Corte de cabelo.
- Orientação jurídica - posto do Procon.
- Orientação odontológica.
- Medição de diabetes.
- Medição de pressão arterial.
- Atendimento na área de Oftalmologia.
- Sala de Fonoaudiologia.
- Cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea).
- Programa de combate à desnutrição infantil.
- Atividades esportivas.

EM Hebert José de Souza
Rua Fagundes Varela, 35

- Jogos e brincadeiras.
- Contador de histórias.
- Cinema infantil.
- Pintura facial.
- Jogos de tabuleiro.
- Cama elástica.
- Atividades diversas de recreação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;