Economia Titulo
Aliança com Mitsubishi pode expandir Boeing na Asia
Do Diário do Grande ABC
11/04/2000 | 10:18
Compartilhar notícia


A aliança que o gigante aeronáutico norte-americano Boeing está negociando com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) é estratégica para sua expansao na Asia e vital para os japoneses que lutam para sobreviver, informaram especialistas nesta terça-feira.

Até o momento, o número um nipônico da mecânica pesada se limitou a confirmar que está negociando ``a futura cooperaçao na aeronáutica e na aviaçao', sem dar maiores detalhes.

Entretanto, segundo o jornal econômico Nihon Keizai Shimbun, os dois grupos estao por firmar um acordo para o desenvolvimento conjunto de um aviao de nova geraçao, de satélites e de foguetes.

Para a Mitsubishi, um acordo com a Boeing significaria ``a médio prazo' um aumento de 40 a 80 bilhoes em seu volume anual de negócios e de quatro a 14 bilhoes em seu lucro de exploraçao, segundo Minoru Kawahara, analista especializado da firma Morgan Stanley7.

Boeing e Mitsubishi sao sócias desde 1969, quando firmaram um primeiro contrato para a participaçao na construçao do Boeing 747. Depois se seguiram o 767 e o 777.

Uma aliança Boeing-MHI dará ao gigante norte-americano ``uma clara vantagem sobre (o europeu) Airbus, porque o dotaria de capacidade de produçao na Asia', estimou Tsutomu Kijima, analista da SG Securities. MHI pode fornecer ao mesmo tempo as fuselagens e a manutençao, adiantou Kijima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;