Setecidades Titulo
Ampliação no PS Central começa em S.Bernardo
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
15/06/2003 | 19:20
Compartilhar notícia


Com demanda diária de cerca de mil usuários e problemas sérios de superlotação – sem lugar nos quartos, os pacientes ficam espalhados pelos estreitos corredores em macas no chão –, a Prefeitura de São Bernardo inicia a partir desta segunda-feira a reforma e ampliação do PS (Pronto-Socorro) Central, inaugurado há 35 anos e que tem atendimento 24 horas. O projeto prevê a ampliação do número de leitos de 63 para 120, entre adulto e infantil, nos setores de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A previsão de término da obra é de um ano, segundo cronograma da Administração.

Com o novo projeto, o PS ganhará uma UTI para adultos com oito leitos, e uma infantil com cinco vagas. Hoje, no local, funciona apenas uma UTI semi-intensiva com capacidade para quatro leitos. Um segunda UTI semi-intensiva, com seis leitos, para uso dos pacientes intermediários, e outra sala de emergência também serão construídas – atualmente existe apenas uma sala para atendimento de emergência.

Um novo prédio será erguido ao lado do atual. No piso térreo serão instaladas a parte administrativa e a ala de psiquiatria. O andar superior ficará destinado ao atendimento adulto. Atualmente, são 32 leitos para adultos, número que será elevado para 70, segundo afirmou Mônica Carneiro, chefe de Divisão dos Pronto-Socorros da cidade, em entrevista concedida ao Diário no dia 24 de maio.

Ininterrupto – Apesar das obras no local, o PS não interromperá suas atividades. De acordo com Mônica, depois da construção do prédio, os pacientes serão transferidos para a nova área. A reforma estrutural do atual espaço, que vai desde a troca da parte elétrica e do telhado até a pintura das paredes, começará na seqüência. Segundo a Secretaria de Saúde, a população será orientada sobre outros locais da rede pública de saúde que permanecerão abertos 24 horas e habilitados para atendimentos de emergência.

Procurado na última sexta-feira, o secretário de Obras da Prefeitura, Otávio Manente, não foi localizado por sua assessoria de imprensa para fornecer mais detalhes sobre a reforma e ampliação do prédio. O valor do investimento também não foi informado pela Prefeitura de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;