Internacional Titulo
Ban diz que relações com a Coréia do Norte serão normalizadas
Por Da AFP
01/11/2006 | 14:33
Compartilhar notícia


O ministro sul-coreano das Relações Exteriores e futuro secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira aos Estados Unidos e ao Japão para "se prepararem para normalizar" as relações com a Coréia do Norte se o regime desistir do armamento nuclear.

Durante uma visita a Moscou, Ban também pediu ao Irã que cesse seu programa de enriquecimento de urânio e aceite as propostas das grandes potências (Estados Unidos, China, Rússia, Grã-Bretanha, França e Alemanha).

"O Irã deve cessar seu enriquecimento de urânio e aceitar as propostas das seis potências", disse o futuro secretário geral da ONU depois de uma entrevista com o presidente russo Vladimir Putin.

Segundo a agência russa Ria Novosti, Ban quer que o regime norte-coreano autorize a entrada dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no país.

"É necessário que a Coréia do Norte convide os inspetores da AIEA e que cesse com seus processos vinculados aos testes de armas nucleares. Se a Coréia do Norte rejeita aplicar a resolução da ONU, as sanções serão prolongadas", enfatizou o sul-coreano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;