Política Titulo Tecnológico
Por parque, Grana indica convênio com a UFABC

Após credenciamento, prefeito de Santo André adianta parceria para fomentar empreendedorismo

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Prefeitura de Santo André/Divulgação


Um dia depois de alcançar credenciamento oficial e definitivo do Polo Tecnológico de Santo André ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos), o prefeito andreense, Carlos Grana (PT), adiantou que o governo petista fará convênio com a UFABC (Universidade Federal do ABC) para fomentar oportunidades de empreendedorismo e empregos na região. “Com a parceria, podemos criar alternativas, transformando em porta de saída, direcionada a alunos para aplicarem conhecimento adquirido, que exercerão desenvolvimento de inovação e tecnologia.”

Grana estipulou que áreas levantadas na universidade, como ciência, tecnologia e sustentabilidade, por exemplo, podem servir de semente aos estudantes para auxiliar em projetos futuros, a médio e longo prazos. “Os jovens precisam de opção. A proposta é colher esses frutos. Não dá para quantificar hoje o número de empregos, mas certamente é salto de qualidade. O Grande ABC tem potencial. Demos um passo enorme, conquistado não só com flores, mas também com pedras”, alegou, mencionando que o aval do Estado abre condições de receber investimentos e atrair empresas – três já demonstram interesse.

Em encontro pluripartidário terça-feira no Palácio dos Bandeirantes, Grana, ao lado da vice-prefeita Oswana Fameli (PRP), obteve a habilitação assinada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo número dois do Estado, Márcio França (PSB), também titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, dirigida por Donisete Braga (PT), de Mauá, entra como órgão gestor da aliança, que não ficará, segundo o prefeito, exclusiva a Santo André. “A vocação do equipamento atenderá toda a região.”

Entre as vocações cogitadas pela Prefeitura estão os ramos plástico, químico, petroquímico, têxtil, de robótica, TI (Tecnologia da Informação), alimentação e Saúde. O processo de credenciamento estava em trâmite desde 2010. Em contrapartida, houve entrave na gestão Aidan Ravin (PSB), sendo retomado na administração petista. A perspectiva do Paço é que o espaço físico seja erguido dentro do prazo de um ano. A gestão local anexou o terreno da indústria Rhodia ao projeto. O espaço se alia a áreas na Avenida dos Estados, nas proximidades do Auto Shopping Global e no Campo Grande.

“Estamos atrasados em dez anos. O Grande ABC dormiu em berço esplêndido, ficou para trás de outras regiões, como São José dos Campos e Sorocaba, ambas com unidades bem-sucedidas. Faltou iniciativa e planejamento”, citou Grana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;