Internacional Titulo
Casa Branca pede ação rápida de Bagdá para conter os curdos
Da AFP
22/10/2007 | 13:52
Compartilhar notícia


 A Casa Branca pediu nesta segunda-feira ao governo de Bagdá para agir "rapidamente" para deter as atividades dos rebeldes curdos que utilizam o norte do Iraque para atacar as forças turcas.

"Queremos que o governo iraquiano aja rapidamente para fazer cessar as atividades" do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), declarou o porta-voz da Casa Branca, Tony Fratto, no dia seguinte a uma emboscada na qual morreram 12 soldados turcos perto da fronteira com o Iraque.

Ouvido sobre o que fariam os próprios americanos, Fratto afirmou que Washington estava em contacto permanente com dirigentes turcos, iraquianos e curdos do Iraque. Disse também que os Estados Unidos estavam dispostos a compartilhar  informações com os turcos para combater os rebeldes curdos.

Negociações- Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores turco, Ali Babacan, chegará a Bagdá para realizar negociações sobre a questão das bases rebeldes dos separatistas curdos no norte do Iraque, declarou nesta segunda-feira um assessor do primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki.

"O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshyar Zebari, anunciou hoje (segunda-feira) ao Parlamento que o ministro das Relações Exteriores turco viajará a Bagdá amanhã para manter negociações com os líderes iraquianos", afirmou Sami al Askari.

"Zebari também disse aos parlamentares que uma delegação iraquiana viajará em breve à Turquia para continuar o diálogo com Ancara", acrescentou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;