Economia Titulo Para evitar cortes
Indústria de Sto.André reduz jornada
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
31/10/2015 | 07:10
Compartilhar notícia


Mais uma indústria metalúrgica da região vai adotar o PPE (Programa de Proteção ao Emprego). Foi a Scórpios, de Santo André, que conta com 280 funcionários. Trabalhadores dessa fábrica aprovaram ontem a redução da jornada e dos salários em 20%, com a metade dessa diminuição (ou seja, 10% do rendimento) complementada com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Do total de empregados, apenas 15 pessoas, da área de engenharia, não foram incluídas no programa.

O acordo vale por seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis, se a crise não amenizar, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, José Brás da Silva, o Fofão.

Foi a terceira empresa dessa base a aderir ao PPE. As outras duas foram as pequenas fabricantes Dal Pino (70 funcionários), de Santo André, e a GT (60 empregados), localizada em Mauá, há cerca de 30 dias. Em ambos os casos, as condições foram semelhantes (20% de redução da jornada e 10% de salários).

CAMPANHA - Também ontem, os metalúrgicos de Santo André e Mauá, ligados à Força Sindical, aprovaram proposta da bancada patronal do grupo 2 (máquinas e eletrônicos) de 10% de reajuste salarial, que repõe a inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), com pagamento parcelado: 8% em janeiro e o percentual restante (aproximadamente 2%) em março, além de mais 20% de abono neste fim de ano. A data-base da categoria, nesse caso, é 1º de novembro.

O sindicato ainda aguarda ofertas que reponham pelo menos a taxa inflacionária de outros grupos de indústrias, como fundição e autopeças. “Até sexta, se não sair, vamos parar”, afirmou Fofão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;