Setecidades Titulo Falta de chuva
Clima seco provoca doenças respiratórias

Falta de chuva e temperatura alta potencializam ocorrência de males como rinite e bronquite

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
06/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O inverno é tradicionalmente a estação mais seca do ano. Poucas chuvas e frio caracterizam este período. Junte a isso a baixa qualidade do ar e está configurado o cenário perfeito para a ocorrência de doenças respiratórias, como rinite, bronquite e asma.

Não chove na região metropolitana de São Paulo desde o dia 26, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). E os dez dias de estiagem trazem sérias consequências. A principal delas é a diminuição da umidade relativa do ar, que ontem à tarde, em Santo André, chegou a 26% e na Capital ficou em 32%. “De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a marca confortável é na casa dos 60%”, destaca o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo. Entre 21% e 30% é considerado estado de atenção.

E as previsões não são nada animadoras, pois o período de seca ainda vai durar alguns dias. “Como a região passa pela influência de uma massa de ar seco de alta pressão, impossibilita que forme nuvens. Não temos previsão de chuvas até o dia 15”, aponta Nascimento.

VIAS AÉREAS

Professor de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC, Adriano César Guazzelli destaca que a secura potencializa a ocorrência de doenças respiratórias. “Os problemas mais comuns são rinite, asma e bronquite. Na região temos mais um agravante, que é ter o ar mais sujo e seco, o que causa inflamação das mucosas do pulmão e do nariz”, aponta.

Para tentar reduzir os males que o ar seco pode ocasionar, o médico recomenda algumas medidas simples. “Colocar vasilhas ou toalhas molhadas no quarto para que o ambiente fique mais úmido, evitar exercícios físicos entre as 10h e 18h, quando a poluição fica mais presente, ou também a utilização de vaporizadores. Além disso, é fundamental que haja bastante ingestão de água e o uso de soro fisiológico”, recomenda.

Guazzelli frisa que tais medidas são emergenciais e que o ideal seria mesmo o aumento da umidade. Ele lembra ainda que nestas condições as pessoas ainda apresentam irritação nos olhos e tosse.

Hoje, a previsão para o Grande ABC é que o dia seja ensolarado, com os termômetros oscilando entre 15ºC e 28ºC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;