Internacional Titulo
Ovulação prejudica senso de direção da mulher, diz estudo
Por Do Diário OnLine
19/02/2003 | 10:47
Compartilhar notícia


Estudo realizado por um especialista da Faculdade de Juniata, na Pensilvânia (EUA), mostra que a mulher, no período de ovulação, quando seu nível de estrogêncio aumenta, tem mais problemas com seu senso de direção do que quando está menstruada.

Segundo o jornal The Boston Globe, que publicou o estudo, o psicólogo experimental David Widman recrutou para a pesquisa 19 alunos e 47 alunas em diferentes fases de seu período menstrual. Todos tiveram que navegar através de um labirinto aquático criado em um ambiente virtual, alternando trechos com marcos de orientação e outros vezes sem marco algum.

Com os marcos disponíveis, as mulheres menstruadas tiveram quase os mesmos resultados dos homens, levando 11,8 segundos, em média, para encontrar a saída, contra 11,5 segundos alcançados pelos participantes do sexo masculino. Porém, as mulheres que estavam em período pré-ovulatório levaram em média 16,67 segundos para sair do labirinto virtual.

Com a remoção dos marcos, a situação ficou ainda mais complicada. Os homens levaram 22,5 segundos para atravessar o mesmo labirinto, enquanto as mulheres menstruadas tiveram 29,58 segundos. Já a marca das mulheres no período pré-ovulatório foi muito maior, de 83,5 segundos.

A professora de psicologia da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, Deborah Saucier, em entrevista ao jornal, não acredita que a maioria das mulheres tenha consciência dessa redução do senso de direção. “É muito mais ameaçador afirmar que esses hormônios afetam a habilidade matemática, ou a capacidade de acertar um objeto em um alvo.”

O estudo deve ser publicado pela revista "Physiology and Behavior".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;