D+ Titulo
Jamboree é o sonho de todo escoteiro
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:09
Compartilhar notícia
Arquivo Pessoal


Não há um só integrante do escotismo que não saiba o que é e não deseje participar do Jamboree. Trata-se de evento realizado de quatro em quatro anos, que reúne participantes do movimento do mundo todo em um único acampamento. O objetivo é trocar conhecimentos e fazer amizades. Só pode participar uma vez, a não ser que vire chefe ou trabalhe na organização.

É por isso que Rayanne de Andrade e José Marcos de Melo Junior, 15 anos, do grupo Guaianazes, de São Bernardo, estão tão eufóricos. Eles acabaram de voltar da Suécia, onde passaram 18 dias, sendo 12 só no acampamento. "Foi uma experiência maravilhosa. Sempre quis ir e foi melhor do que imaginava", derrete-se a garota.

Mais de 38 mil jovens de 14 a 18 anos estiveram no Jamboree deste ano, que teve como tema Simplesmente Escotismo. Lá eles se dividiram em quatro vilas e essas, por sua vez, em tropas. Os dois ficaram em uma com 40 brasileiros, incluindo Eduardo Nomura, 15, do grupo João Ramalho, de São Caetano.

Durante o dia, realizavam atividades programadas, como o acampamento com um grupo de escoteiros locais, e depois das 15h podiam ficar à vontade para conhecer gente nova. "É incrível que, apesar das línguas serem diferentes, todo mundo se entendia durante todo o evento. Falei com pessoas de Hong Konk, Austrália, França. Tenho milhares para adicionar no Face", conta Marcos.

Além das amizade, Rayanne aprendeu muito. Uma das lições foi saber dividir tudo e economizar. Cada tropa tinha um cartão com 15 mil pontos para gastar com comida. No final, sobraram pontos. "Os preços eram razoáveis. O mercado só começou a aumentar o valor de itens mais procurados, como Nutella. Todo mundo se dividia para cozinhar e lavar a louça. Deu certo."

A próxima edição do Jamboree será em 2015 em Kirara-hama, na província de Yamaguchi, no Japão (www.23wsj.jp). Quem está pensando em ir, deve se programar a partir de agora. "É preciso se organizar. Vale muito a pena", afirma Marcos. Para saber mais sobre o que rolou na Suécia, acesse www.worldscoutjamboree.se




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;