Setecidades Titulo
Moradores reclamam de estrada em Paranapiacaba
Por Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
30/12/2001 | 19:12
Compartilhar notícia


Com a chegada das chuvas nas últimas semanas, a estrada de acesso à parte baixa de Paranapiacaba ficou intrasitável. Buracos, lama, pedras, irregularidades na estrada e a falta de manutenção nas três pontes castigam os veículos que precisam transitar nos 8 km da via de terra.  “Tive que trocar a suspensão do meu carro, que estragou por causa dos buracos. Além disso, quando chove, a estrada fica inundada e ninguém consegue passar”, disse a auxiliar de enfermagem, Ana Lúcia Francisco da Silva, 37 anos.

A diretora da EE Lacerda Franco, Dulce Servello, 40 anos, que vai todos os dias à vila, disse que o perigo de assaltos sempre existiu, mas agora está mais grave porque é preciso passar devagar pela estrada. “O motorista de um fusca me seguiu e tentou fazer com que eu encostasse o carro. Corri tanto que perdi a lanterna do carro no meio do caminho. E isto aconteceu de dia. À noite não tenho coragem de passar ali”, disse a diretora.

Segundo a comerciante Zilda Maria Bergamini, a estrada não recebe manutenção desde de setembro de 2000. “Os comerciantes estão tendo prejuízo. Nenhum turista vai querer vir a um local com uma estrada tão ruim. A vila está abandonada.” Zilda disse ainda que os próprios moradores tiveram de fazer reparos numa das pontes porque “estava toda podre”.

A subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense nega que não haja manutenção na estrada. “Em julho, foram feitos reparos nos trechos piores. Temos 118 km de estradas para cuidar e precisamos seguir um cronograma. Em janeiro (não foi definida a data), vamos fazer a manutenção na via que leva a Paranapiacaba”, disse Sérgio Bombachini, diretor do Departamento de Infra-estrutura da subprefeitura.

Quanto às pontes, Bombachini admitiu que precisam ser substituídas. “Vamos tentar incluir a obra no orçamento deste ano. Em todo caso, podemos fazer alguns reparos para reforçar a estrutura enquanto não podemos fazer a substituição”, disse.  A diretora do Departamento de Paranapiacaba, Cristina de Marco Santiago, disse que a subprefeitura não tem conhecimento de assaltos na estrada. “Não fomos informados disso. A estrada tem um bom policiamento, feito pela Polícia Militar.”

Taquaruçu – A estrada que liga Paranapiacaba a Taquaruçu também está em condições precárias. “A suspensão dos meus dois fuscas precisa ser trocada. A estrada é muito estreita e esburacada, fica difícil para quem mora aqui”, disse o caseiro Durvalino Avanço, 64 anos. A subprefeitura informou que a manutenção do trecho de Santo André da estrada será feita após a conclusão dos trabalhos na via de acesso à Paranapiacaba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;