Internacional Titulo
Papa celebra missa para 70 mil fiéis na Jordânia
Por Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 12:40
Compartilhar notícia


Joao Paulo II rezou esta terça-feira, no estádio de Ama, pela unidade dos cristaos e pela solidariedade, diante de 70 mil fiéis jordanianos, libaneses e iraquianos, entre eles duas mil crianças que receberam a primeira comunhao.

O Papa chegou ao estádio no ``Papamóvel'. Milhares de pessoas correram atrás do veículo, que deu a volta no lugar, enquanto outros milhares de fiéis, sentados nas escadarias, agitavam bandeiras jordanianas, iraquianas, libanesas e palestinas.

``Viva o Papa' aclamavam os presentes, enquanto os corais entoavam cânticos.

Esta primeira missa papal celebrada na Jordânia foi dedicada ao ``martírio de Joao Batista'.

O Sumo Pontífice se retirou, para trocar sua veste branca por uma sotaina vermelha, e apareceu com uma mitra e sua bengala.

Joao Paulo II se dirigiu lentamente ao estrado - coberto por um toldo em meia-lua com as cores amarela e branca do Vaticano e sete abóbadas simbolizando os sete sacramentos - onde ouviu, sentado, um discurso religioso do patriarca de Jerusalém e Jordânia, Michel Sabbah.

Ao dar início à missa, o Papa benzeu a água do rio Jordao, enquanto o evangelho era lido segundo o rito greco-melquita.

O Santo Padre também benzeu três pedras, para a construçao de uma igreja maronita, outra sírio-católica e o centro Regina Pacis, uma fundaçao do Vaticano para obras de caridade.

``Vosso futuro reside na unidade e na solidariedade', afirmou o Papa na homilia, acompanhada por representantes dos ritos sírios, coptos, melquitas e maronitas.

``Nao existe um meio mais eficaz para participar social, profissional e politicamente da obra de justiça, reconciliaçao e paz', afirmou, desejando que as famílias, paróquias, escolas, associaçoes laicas e os movimentos jovens tenham ``a unidade e o amor como objetivo supremo'.

O Sumo Pontífice expressou sua esperança quanto ao reforço ``dos laços de amizade e colaboraçao entre as comunidades católicas locais em toda a sua variedade, entre igrejas cristas e comunidades eclesiásticas e entre os cristaos e as outras grandes religioes'.

O Papa incentivou os jovens a ``contribuir para mudar o mundo', dando ``o melhor de cada um a serviço dos outros e de seu país'.

Ao fim da missa, estava previsto um almoço do Santo Padre no vicariato latino de Ama, antes da visita a Wadi Al-Kharrar, às margens do rio Jordao, um dos lugares onde Joao Batista teria batizado Jesus.

Joao Paulo II deve partir de Ama até as 15h GMT (12h de Brasília), com destino a Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;