Setecidades Titulo
Grupo é resgatado em Paranapiacaba
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
21/05/2001 | 08:44
Compartilhar notícia


  O eletricista Arnaldo José França, 25 anos, o digitador Roberto Dimitri Régis, 28, e o mecânico Ricardo Lourenço Tavoglieri, 31, ficaram presos por 12 horas na serra de Paranapiacaba, em Santo André. Eles só saíram do local com a ajuda de soldados do COE (Comando de Operações Especiais), da Polícia Militar. Eles ficaram retidos no trecho entre a Pedra Lisa e o Poço das Moças das 17h30 de domingo às 5h30 desta segunda.

Roberto disse que o passeio foi programado como homenagem de despedida ao amigo Arnaldo, que vai morar em Londres, na Inglaterra. Como sua viagem está marcada para a primeira quinzena de junho, os amigos acharam melhor não fazer o passeio em data próxima ao embarque. “Essa despedida vai ficar gravada em nossas memórias.”

O digitador disse também que o grupo está acostumado a ficar na mata, pois constantemente faz passeios em trilhas. “Já fomos ao mesmo local umas nove vezes, mas fazia quase três anos que não voltávamos lá. Deixamos de ir quando começou a ocorrer assaltos”, disse Roberto.

Ele afirmou que o trio sempre vai para trilhas com comida suficiente para dois dias, por precaução. “Não ficamos assustados, pois conhecemos o lugar. Precisamos de socorro por causa da mudança de tempo, que acabou por esconder nossas marcas na trilha. Preferimos ficar parados e pedir ajuda”, afirmou Roberto.

O grupo estava com dois aparelhos de celular, usados para pedir ajuda. “Às 17h30 de ontem (domingo), fizemos a primeira ligação para o Corpo de Bombeiros. Depois pegamos o telefone do COE, mas não conseguimos sinal”. O grupo improvisou uma fogueira em uma clareira, onde passou a noite.

Para o comandante do COE, capitão Reinaldo Simões Rossi, os rapazes adotaram a postura correta, tendo em vista a falta de visibilidade. “Eles ficaram parados, o que diminuiu as chances de ferimento. Chegamos lá às 18h30 e os encontramos às 2h30 de hoje (segunda).” Mas o grupo só saiu da mata às 17h30.

Neste ano, quatro ocorrências foram registradas em Paranapiacaba, com 16 pessoas salvas. “Recomendamos a quem quiser seguir trilhas, fazer planejamento prévio, usar roupas e calçados adequados, além de informar à base do COE e à família o trajeto a ser feito”, disse o capitão. O telefone do COE é 6952-6533.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;