Cultura & Lazer Titulo
Vila Olímpia concentra empresas da Internet
Por Do Diário do Grande ABC
24/06/2000 | 14:47
Compartilhar notícia


Vários dos antigos galpoes e depósitos industriais da Vila Olímpia, na zona Sul de Sao Paulo, deram lugar a prédios inteligentes, repletos de empresas de Internet. Há aproximadamente um ano, o bairro tornou-se o preferido pelas companhias. "O local passou a ser chamado de Vila do Silício", afirma o presidente do Viajo.com, Colin Butterfield. O Vale do Silício, situado nos Estados Unidos, ficou conhecido por concentrar empresas de informática e tecnologia.

O mesmo ocorre na Vila Olímpia. Hoje, há pelo menos 40 companhias instaladas no bairro. Entre os principais motivos do fenômeno está a concentraçao de cabos de fibra ótica em boa parte das ruas, o que ocorre em poucos lugares da capital paulista. Isso dá à regiao uma das melhores estruturas em telecomunicaçoes da cidade, item fundamental para todas as empresas que atuam no ramo da Internet.

Há ainda a facilidade de acesso à Marginal do Pinheiros e às Avenidas dos Bandeirantes, Juscelino Kubitschek e Brigadeiro Faria Lima, prolongada recentemente até o bairro. Com a ampliaçao da via, a Vila Olímpia passou a atrair investimentos.

Mais baratos, os terrenos dos galpoes passaram a ser desocupados para a construçao de modernos edifícios de escritórios. Casas de shows, restaurantes e bares também se instalaram na regiao.

Depois de analisar 45 imóveis nos mais diferentes bairros da capital, o presidente do Viajo.com resolveu alugar um escritório na Rua Fidêncio Ramos. "Todos os prédios foram pensados em estrutura de tecnologia e informaçao", explica Colin Butterfield. "Nao diria que os preços sao altos, mas competitivos." Segundo ele, a soma dos fatores leva a regiao a ter a maior concentraçao de empresas de Internet por metro quadrado da cidade.

Dispersao - Outros pontos da capital também concentram companhias. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima estao o Universo Online, o Zip.net e o Patagon. No Itaim-Bibi, ficam o iG, o Super11.net, o Webmotors e o Americanas.com. No Brooklin, perto da Avenida Luís Carlos Berrini, estao o Decolar.com, o Mercado Livre e o Tecto. Em prédios da Marginal do Pinheiros próximos dali ficam o Terra, o Starmedia e o Tutopia, entre outros.

A proximidade entre as empresas na Vila Olímpia também facilita os contatos entre os executivos e gerentes, o que dá à regiao mais uma vantagem. Muitos costumam sair a pé para almoçar e acabam esbarrando-se nas calçadas. "O pessoal de Internet encontra-se sempre nos restaurantes", diz o diretor-comercial do Lokau.com, Marcelo Penna. "Nao dá para fazer reunioes sigilosas nesses locais."

Espionar o que estao fazendo os concorrentes torna-se complicado. Parcerias, trocas de e-mails profissionais e agendamentos de reunioes, no entanto, ocorrem com freqüência nessas ocasioes. "Isso repete-se praticamente todos os dias", destaca o gerente de Marketing do Yahoo! Brasil, Gustavo Siemsen. Festas e happy hours promovidos pelas empresas também favorecem os encontros entre as pessoas que trabalham na área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;