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Hayabusa ganha mais potência
Do Diário do Grande ABC
25/06/2008 | 07:06
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Está chegando às concessionárias Suzuki o modelo 2009 da GSX1300R Hayabusa. Com aerodinâmica inspirada no falcão japonês hayabusa que, segundo os ornitólogos, é a ave mais veloz do mundo, a motocicleta ultrapassa a barreira dos 300 km/h. Oferecida nas cores laranja, branca, azul e preta, tem preço sugerido de R$61,2 mil.

Combinando forte aceleração, boa aerodinâmica e posição de pilotagem esportiva, o modelo foi projetado para entregar uma performance equilibrada. Para alcançar níveis mais altos de eficiência e dirigibilidade, sua aerodinâmica e proteção contra o vento foram melhoradas.

A nova GSX1300R Hayabusa possui um motor de quatro cilindros mais robusto. Seu desenho básico não foi alterado e conta com refrigeração líquida, sistema SRAD (Aríete de Ar Direto Suzuki), injeção eletrônica e quatro válvulas por cilindro. Estes são revestidos internamente por um material que melhora a transferência de calor e aumenta a durabilidade.

MOTOR E TRANSMISSÃO
Com maior cilindrada, agora oferece 1.340 cm³ em vez dos 1.299 cm³ da versão anterior, gerando 97 cv a 9.500 rpm - 22 cv a mais que a versão 2008 - e torque de 15,81 mkgf a 7.200 giros.

Segundo a montadora, sua combustão também é mais eficiente, o que gera uma menor emissão de gases poluentes.
Ainda pensando na proteção do meio ambiente, a moto está equipada com o sistema Pair (Injeção de Ar na Saída de Escape). Controlado pelo computador de gerenciamento do motor, o mecanismo injeta ar fresco da caixa do filtro de ar na saída do escape, permitindo a combustão dos hidrocarbonetos não-queimados. Este recurso, aliado ao catalisador e ao sensor de oxigênio instalados no sistema de exaustão, faz com que a nova motocicleta atenda aos rigorosos padrões Euro 3 e Tier 2 sobre emissões de gases.

A transmissão é de seis marchas e tem um sistema de assistência à embreagem operado hidraulicamente que reduz a força necessária no manete para acioná-la e suaviza os trancos nas reduções de marcha.

Para acompanhar a maior entrega de torque da nova Hayabusa, a extensão das marchas foi otimizada e um jato de óleo lubrifica constantemente a quarta, quinta e sexta marchas para reduzir o desgaste e os ruídos durante a pilotagem.

A motocicleta apresenta também um sistema de seleção do modo de pilotagem, adaptando a entrega de torque e potência de acordo com a preferência do piloto. Essas três diferentes curvas de performance foram desenvolvidas utilizando a experiência adquirida pela Suzuki com suas motocicletas de corrida sob várias condições de uso.




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