Economia Titulo
Golden abrirá portas em julho de 2012
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
27/02/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Dois anos após o suntuoso lançamento do Golden Square Shopping em evento no Terraço Daslu e duas postergações em sua abertura, o empreendimento são-bernardense da gestora de investimentos imobiliários Squarestone Brasil, deverá abrir as portas ao público da região em 31 de julho de 2012.

Lojistas que compraram espaços comerciais no complexo afirmaram à equipe do Diário que a empreendedora enviou comunicado há duas semanas informando a data de inauguração. Procurada, a empresa não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Ainda em outubro de 2009, a britânica Squarestone anunciou que a entrega do complexo seria adiada de novembro de 2010 para abril deste ano. Um desentendimento entre a multinacional e a Construtora São José fez com que a sociedade fosse rompida, paralisando o empreendimento por 13 meses.

Segundo a franqueada da rede de bijuterias Morana, Claudia Almeida, após a compra da participação da construtora no projeto pela Squarestone, as obras do Golden serão retomadas em março. "Na semana passada participamos de uma reunião com a empresa. Logo voltaremos a pagar as prestações do ponto de venda."

Claudia pensou em desistir da franquia, mas os encargos da rescisão contratual eram elevados. A empresária diz que dividiu o valor de R$ 150 mil, mas que no período em que a construção ficou estagnada, as prestações foram suspensas.

A inauguração apenas em julho do ano que vem fará com que os investidores percam datas sazonais importantes como Páscoa, Dia das Mães e dos Namorados. Orçado em R$ 240 milhões, o Golden terá quatro âncoras, 14 megastores, 166 lojas satélites, restaurantes gourmet e seis salas de exibição da rede Cinemark.

Proprietário de franquias da perfumaria O Boticário na região, Carlos Pusch, diz que no contrato assinado, a empresa tinha o direito de alterar duas vezes a data da entrega. A franqueada da Morana endossa que houve apenas acordo entre os condôminos, sem necessidade de acionar a Justiça.

País terá mais 124 centros de compras entregues até 2013

Nos próximos dois anos e meio serão inaugurados 124 shoppings pelo País, a maioria no interior dos Estados. Quase 40 complexos vão abrir suas portas aos clientes anualmente, número mais que o dobro dos últimos cinco anos, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

O diretor de relações institucionais da entidade, Luís Augusto Ildefonso da Silva, diz que cerca de 20 mil lojas serão abertas no período, sem considerar as expansões. Só no Sudeste serão mais 77 shoppings.

ATRASO

Segundo o executivo, atrasos na entrega de projetos podem acontecer, mas são menos comuns com as grandes companhias do setor. "Provavelmente a Squarestone está pegando o ritmo do varejo brasileiro, de construir vários shoppings ao mesmo tempo."

Ele diz que de certa forma, este atraso pode ajudar outras lojas de investidores na região atingirem a maturidade. "É importante ser transparente com o lojista, que está cheio de expectativas com o novo ponto."

Shopping em Ferrazópolis sai no próximo ano

O segundo centro de compras da BR Malls, dona do andreense Shopping ABC, que desenvolve complexo no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, tem previsão de entrega para o quarto trimestre de 2012.

Relatório com os resultados anuais da companhia indica que a comercialização dos 224 espaços comerciais divididos em 25 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) ainda não foi iniciada. Fatia de 60% do São Bernardo Plaza Shopping pertence à BR Malls, sendo que a Construtora São José - ex-parceira da Squarestone Brasil, responsável por erguer o Golden Square Shopping, na Avenida Kennedy - também tem participação no mall.

Diversos lojistas que têm pontos comerciais nos shoppings da região já manisfestaram interesse em abrir filiais no terceiro centro de compras de São Bernardo.

Ao contrário do complexo em Santo André, que atende o público das classes A e B, a empresa carioca - que detém participação em 39 complexos - focará atuação nas camadas sociais C e D, que residem nas proximidades do bairro Ferrazópolis.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;