Setecidades Titulo Diadema
Mais caminhões nas ruas preocupa

Secretaria de Transportes estuda proibir carretas no bairro Eldorado

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/04/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


O aumento na circulação de caminhões no bairro Eldorado causa preocupação à Prefeitura de Diadema. Segundo levantamento da administração, no período entre 10 e 17 de março, circularam pelo bairro 1.280 caminhões por dia. A medição foi feita na Estrada dos Alvarenga e na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes.

Segundo a Prefeitura, o estudo foi feito para embasar possíveis decisões da administração em função do aumento da circulação, que tem provocado reclamações de moradores e comerciantes da região.

A equipe do Diário percorreu toda a extensão da Nossa Senhora dos Navegantes e comprovou o excesso de carretas. O fato de a via ser estreita dificulta ainda mais o tráfego, já que, em alguns pontos, os veículos têm de parar para aguardar a movimentação no sentido contrário. Outro problema causado pelos veículos longos - no local também passam ônibus - são danos no asfalto, que apresenta muitos buracos e imperfeições.

Para o secretário de Transportes de Diadema, Ricardo Perez, o aumento no fluxo de caminhões se deve à abertura do Trecho Sul do Rodoanel e às restrições à circulação de caminhões imposta pela prefeitura de São Paulo nas marginais e na Avenida dos Bandeirantes. A Nossa Senhora dos Navegantes dá acesso à Rodovia dos Imigrantes.

"Esses grandes caminhões provavelmente saem da Zona Sul de São Paulo e estão vindo por Santo Amaro. Ao chegar em Diadema, os motoristas cruzam o Eldorado para pegar a Imigrantes", explicou o secretário.

Para solucionar o problema, a Prefeitura estuda restringir a circulação de veículos pesados pelo bairro. "Ainda estamos analisando essa possibilidade. No mês que vem vamos nos reunir com a população local para colher opiniões", adiantou. Perez ressaltou que os caminhões de pequeno porte deverão continuar autorizados a circular, já que costumam ser utilizados pelo comércio e indústrias do bairro.

Outra ideia que será analisada pela secretaria para facilitar a circulação é a criação de mão única na Nossa Senhora dos Navegantes.

Para isso, seria feito binário com a Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, que receberia o sentido Centro. "Estamos estudando mudanças viárias nessa avenida, como a eliminação dos cruzamentos semafóricos para a colocação de rotatórias, além da proibição de estacionamentos ao longo da via."

O secretário municipal garantiu que a intenção é manter a restrição a caminhões, mesmo que as alterações viárias saiam do papel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;