Economia Titulo Bolsa
Aposentado já representa 60% do aplicado na Bolsa
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
15/08/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O empresário de Santo André e engenheiro Orlando Cruz, 66 anos, deixou de lado o interesse que tinha, quando viajava, por cassinos. Em 1971, ele conheceu a Bolsa de Valores e de lá para cá continua movimentando seu capital, comprando e vendendo os papéis das empresas como hobby.

Ele se encaixa em um grupo que só cresce dentro da BM&FBovespa ( Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros): a de pessoas acima dos 55 anos, que em grande maioria são aposentados. Em julho, este público representou 25% do número de pessoas físicas na Bolsa, ou seja, 152.088 investidores. Eles são donos de 60% do montante aplicado por pessoas físicas, com R$ 62 bilhões.

"Você não precisa correr ao bingo", diz o empresário, destacando que o mercado de risco proporciona emoção e, no caso de lucro, entusiasmo. E como tudo é fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e cada compra, venda e lucro devem ser declarados para a Receita Federal, fatos que garantem segurança de que tudo está dentro da legalidade.
A corretora TOV percebeu o crescimento deste segmento e já oferece desconto de 50% nas ordens executadas de compra e venda de ações para o público aposentado.

Mas a diversão de Cruz não traz apenas boas notícias. "Você tem que aprender a conviver com as perdas. Muitas vezes elas são necessárias para ganhos futuros, mas é preciso limitá-las", afirma.

Mas o professor de Economia da Escola de Negócios da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Norival Caruso avisa: "A Bolsa não é caruso". Ele explica que é possível ter rendimento maior que o da poupança apenas com os dividendos (distribuição dos lucros) das ações de empresas consistentes e que tendem a ter grande lucratividade.

TRIBUTOS
Conforme o diretor da diretor da Tema Sistemas, Nilson Francisco, é preciso declarar todos os movimentos na Bolsa, para que o investidor não seja prejudicado. Em caso de vendas acima de R$ 20 mil em ações, 15% do lucro vai para o Leão. "E se tudo não for declarado, se a Receita não souber quanto o investidor tinha, a tributação pode ocorrer sobre o valor total da venda e não apenas do lucro", acrescenta.

Francisco, que oferece sistema para facilitar a declaração relacionada aos investimentos na Bolsa, destaca que mais de 30 leis vigoram neste meio. "São muitos detalhes", afirma. E completa que "aqueles aposentados interessados em deixar ações de heranças devem declarar tudo para que os herdeiros não tenham problemas futuros".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;