Brickmann Titulo
Em algum lugar do passado

Enquanto ministro da Educação, morando em Brasília (e recebendo para isso o auxílio-moradia), com a mulher trabalhando em Brasília

Por Carlos Brickmann
15/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Enquanto ministro da Educação, morando em Brasília (e recebendo para isso o auxílio-moradia), com a mulher trabalhando em Brasília, com o filho matriculado numa escola de Brasília, Fernando Haddad viajou todas as semanas a São Paulo em jatinhos do governo - ele e a família. Às vezes, em companhia de outros ministros; às vezes, ele e a mulher, sozinhos, num jato de 45 lugares.

É tudo legal, diz o ministro. Mas não é este o tema que se discute: isso cabe aos foros competentes, juizes, advogados e promotores que conhecem as leis e debaterão se é ou não legal (e, imagina este colunista, deve ser, já que foi tudo feito abertamente, à vista de todos). O problema é a explicação de Haddad: os aviões precisam completar um determinado número de horas de voo (é verdade), as tripulações precisam também cumprir seu tempo de voo, e as viagens de ministros para o fim de semana são, portanto, de graça. Usam a capacidade ociosa dos aviões e de suas tripulações, que voariam de qualquer jeito.

Este colunista tem uma pergunta, conta uma história e faz outra pergunta.

Pergunta 1 - por que não viajar em voo comercial, misturado a gente comum?

A história - nos tempos da ditadura militar, os ministros do governo Médici não gostavam da carne de Brasília. Mandavam buscar os cortes mais macios de gado europeu no Rio Grande do Sul, nas asas da FAB. E diziam aproveitar as horas de voo obrigatórias das aeronaves e de suas tripulações.

Pergunta 2 - oito governos depois, 40 anos depois, e a desculpa é a mesma?

EXPLICAR O QUÊ?

O deputado federal Gabriel Chalita sempre ostentou seus dois mestrados, seus dois doutorados, seus mais de 60 livros publicados (e ainda dá aulas em três universidades paulistanas). Uma parte do milagre da multiplicação do tempo acaba de ser explicada: uma de suas teses de mestrado é, quase integralmente, cópia da tese anterior. O autoplágio é legal, ilegal? Os doutos que discutam este tema. O curioso, como no caso anterior, é a explicação (desta vez o autor da pérola de sabedoria é o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas): "Trata-se", disse, "de uma questão privada". Questão privada para quem, cara-pálida? Há cargos privativos de quem defendeu teses de mestrado. Se a tese for irregular, não faz mal? Então, para que exigir a defesa de tese?

UM, DOIS, TRÊS

Agora, a parte mais reveladora do que é a política brasileira. Fernando Haddad, o dos jatinhos, é o candidato do PT à prefeitura de São Paulo. Gabriel Chalita, o das teses, é o candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo. Bruno Covas, o da explicação esdrúxula, luta para ser candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo. E este colunista mora em São Paulo.

É COM ESSE QUE NÃO VOU

Não leve a sério a tal rebelião do PMDB contra o governo, que se manifestaria na devolução dos cargos ocupados pelo partido. Rebelião pode haver; reclamações, já há. Devolução de cargos, justo pelo PMDB, não haverá.

SAMBA NO PÉ

Quando começa o Carnaval? Errou, caro leitor: só se for o seu. O Carnaval do Congresso já começou. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, marcada para terça, 14, nem se instalou, por falta de número. Na Câmara, também na terça, 14, a Comissão de Meio Ambiente não conseguiu votar nada, pelo mesmo motivo. O Repouso Democrático já está em vigor no Parlamento.

CAIU NA REDE

O deputado federal Jair Bolsonaro, do PP, foi flagrado em pesca proibida pertinho da Ilha da Samambaia, na Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis. Tentou uma carteirada, não deu: a fiscalização do Ibama o autuou e multou. Entrou então em contato com o ministro da Pesca, Luiz Sérgio, do PT fluminense, prometendo doar os 50 quilos de peixe que havia capturado à população carente de Mambucaba. Não adiantou. E, como sua excelência estava num dia de azar, a informação ainda caiu nas mãos de um importante jornalista, Aziz Ahmed, do Jornal do Commercio do Rio, cuja coluna é a fonte desta nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;