Política Titulo
Senado cobra investigação de fraudes em contratos
Das Agências
02/05/2009 | 07:33
Compartilhar notícia


Senadores de vários partidos começaram a se movimentar nesta semana com o objetivo de cobrar da mesa diretora providências mais incisivas na apuração das denúncias de fraudes em contratos praticados por diretores da Casa.

Já se fala, inclusive, na criação de um movimento suprapartidário para cobrar formalmente do presidente José Sarney (PMDB-AP) investigações de órgãos externos como o TCU (Tribunal de Contas da União), Polícia Federal e Ministério Público.

Ao TCU caberia uma auditagem dos contratos feitos pela Diretoria Geral nos últimos anos. "É preciso que se faça uma investigação verdadeira com a ajuda do Ministério Público, da Polícia Federal e do TCU. Nós já sabemos onde está o problema", afirmou o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM).

O senador tucano acrescentou que qualquer movimento não pode ser excludente resumindo-se a uma "articulação de cardeais".

Arthur Virgílio defende a participação, também, de senadores que não têm tanta exposição na mídia e que, segundo ele, também estão incomodados com a situação.

Segundo ele, Cristovam Buarque (PDT-DF) já propôs um jantar em sua residência com alguns parlamentares para discutir uma postura a ser tomada diante da crise do Senado e as medidas adotadas pela mesa diretora.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) é outro que já participou das conversas e apóia a movimentação dos senadores. "Trata-se de um movimento de resgate do Legislativo. O Senado é hoje uma Casa privatizada. Só sindicância interna é pouco", afirmou. Ele e Arthur Virgílio também consideram insuficiente a investigação, pela Polícia do Senado, de denúncias contra o ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi.

Reportagem publicada pela revista Época informa que Zoghbi teria montado empresas de fachada para intermediar a exploração de empréstimos consignados a servidores concedidos por bancos credenciados pela Diretoria Geral do Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;