Palavra do Leitor Titulo
GCM de São Bernardo

Quando iniciamos a gestão do prefeito Luiz Marinho, em 2009...

Dgabc
15/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Quando iniciamos a gestão do prefeito Luiz Marinho, em 2009, recebemos a Guarda Civil Municipal sem perspectiva de ascensão profissional, com porte de arma irregular, falta de equipamentos e baixa autoestima. De 2000 a 2008, apenas 62 guardas-civis ascenderam na carreira, chegando no máximo até o cargo de 1ª classe. Dos 534 guardas municipais em janeiro de 2009, cerca de 90% eram 3ª classe. Todas as funções de comando da instituição (supervisores, subinspetores, inspetores, comandante e subcomandante) eram ocupadas por pessoas de fora da GCM.

Na nossa gestão, o Novo Estatuto da Guarda Civil Municipal foi aprovado e estabeleceu pela primeira vez a Carreira Única. Em três anos, 446 GCMs tiveram ascensão profissional, o que possibilitou aumentos salariais de 17% a 107%. Todas as funções do comando da guarda hoje são providas por GCMs de carreira.

Em 2009, convênio com a Polícia Federal garantiu porte de arma federal para todos os guardas. Criamos inspetorias regionais e a inspetoria ambiental. Em 2007, o movimento que culminou na greve da GCM, reivindicava: comando formado por GCMs, fim de escalas abusivas, gratificação de 30% para GCMs gestantes. Todas essas reivindicações foram atendidas na atual gestão, que propôs, ainda, pagar 70% dos benefícios aos guardas-civis de 3ª classe que não haviam sido contemplados no acordo coletivo de 2007. Mas, infelizmente, a proposta feita em 2009 não foi aceita.

Poucas guardas civis tiveram tantas conquistas em tão pouco tempo. Estranhamente, o Sindiserv (que, em 2011, negociou com o governo acordo coletivo, aprovado pela Câmara, garantindo, em 2012, aumento salarial em torno de 10% para todos os servidores) encaminhou à administração proposta de mudanças de referências e de gratificações para os GCMs, que elevaria o salário inicial e gratificação em mais de 200%.

A nossa proposta é a retomada do PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração), que vai beneficiar, além dos GCMs, milhares de servidores. Encaminhar proposta sem conexão não apenas com a realidade do município, mas com a realidade econômica do País, cuja inflação está em torno de 6% ao ano, é desconsiderar os avanços e conquistas que a Guarda Civil Municipal obteve nos últimos três anos. Continuaremos trabalhando para valorizar os guardas-civis e fortalecer essa importante instituição. Mas com coerência e responsabilidade.

Benedito Mariano é secretário de Segurança Urbana de São Bernardo.

PALAVRA DO LEITOR

Inteire-se

No Brasil há três classes de eleitores: aqueles que sabem ler e leem, os que sabem ler, mas não leem e aqueles que não sabem ler nem escrever. Cuidado, eleitor, vá desde já analisando com calma a que classe você pertence. Diz a nossa Constituição que todos são iguais perante a lei, mas,em se tratando de eleitor, embora o valor e poder do título sejam iguais para todos, faz-se necessário usar com critério essa igualdade, porque dela depende a quem você direciona seu voto, dando a ele o poder de falar em seu nome. De nada adianta, depois, viver criticando o prefeito. Não troque seu voto por favores prometidos e, na maioria das vezes, não cumpridos. Leia - se tiver dificuldade para isso, fale com pessoas de sua confiança - os esclarecimentos necessários para você.

Américo Del Corto, Ribeirão Pires

Das Oliveiras

A Alameda das Oliveiras, em Santo André, é via que não é de ninguém. Dia 13, por volta das 10h40, houve o que já esperávamos: acidente de dois veículos, um no sentido bairro-Centro contra outro que saía no mesmo sentido. Uma via como a alameda não pode ter estacionamento em ambos os lados. Até quando isso vai continuar? Cadê o resultado da reunião promovida com um vereador e um outro que veste amarelinho? Continuo dizendo que existem interesses outros! As eleições já estão batendo à porta! O mais interessante é que um morador ligou para o amarelinho, mas este não veio ajudar.

Alberto Moreno, Santo André

Vai travar!

Estamos assistindo no dia a dia que o trânsito está cada vez pior e paralisado, e que a causa do problema é a falta de planejamento. Será que já não estão visíveis as graves consequências para as pessoas em decorrência do caos do trânsito? São milhares de veículos parados em congestionamentos queimando combustível à toa, poluindo cada vez mais o ar que respiramos. São milhões de pessoas com estresse. Na equação quantidade de habitantes versus veículos, temos muito campo para se vender automóveis ainda. O que falta mesmo é lugar para eles andarem. Acorda, governo! Acorda, indústria automobilística! Onde colocaremos os milhares de veículos vindos de fora e os produzidos todos os dias no País?

Ivanir de Lima, São Bernardo

Resposta

Em relação à carta da leitora Íris Moreira Santana (Frank Aguiar, ontem), quero agradecê-la pelo interesse pela política, o que demonstra sua preocupação com o País e com sua cidade. Como sabe, eu nasci e cresci lá no interior do Piauí. Eu tive a oportunidade de sair de lá, graças ao dom que Deus me deu, e de ter vida bem melhor, mas, viajando pelo País, vi muita coisa triste. Considerei que deveria fazer alguma coisa a respeito e que o melhor caminho seria através da política. Foi esse o motivo de minha candidatura a deputado federal. E só interrompi meu mandato para vir para São Bernardo, pela oportunidade que teria de retribuir a essa cidade a excelente acolhida que recebi quando cheguei do Piauí. Minha profissão é e sempre será a de músico, e, como todo mundo, tenho família para cuidar, mas, ainda acreditando que a política é o melhor caminho para fazer alguma coisa pelo meu próximo, o que tenho é procurado maneira de conciliar tudo e trabalhar da forma mais transparente e profissional possível, de modo a alcançar esse objetivo. Assim, não se trata de indecisão, o que não posso é deixar de ser uma pessoa comprometida com a ética, com a honestidade, e com os princípios que meus pais me ensinaram ainda menino, lá em Itainópolis. Acredito, também, que, se me tornei homem público, é porque tenho missão a cumprir, portanto, ainda que corra o risco de comprometer o meu lado pessoal, vou, sim, estar sempre, firme e forte, à disposição da vida política!

Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;