Cultura & Lazer Titulo
Exposições em Sto.André resgatam história da fotografia na cidade
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
21/08/2006 | 21:27
Compartilhar notícia


Uma viagem nostálgica a um tempo em que a televisão não havia sido inventada, a violência não tinha se tornado alarmante, os jovens namoravam em frente aos portões de suas casas e os fotógrafos, requisitados nas mais diversas ocasiões, estabeleciam uma relação de proximidade com seus clientes.

Quem for às exposições em cartaz no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, que reúnem fotografias produzidas na cidade desde o início do século passado, terá a oportunidade de realizar, gratuitamente, esse trajeto rumo ao passado, além de conferir o talento de pioneiros na arte de capturar um momento e transformá-lo em retrato.

Referência – A Sala Perfis abriga a exposição Carlos Haukal – O Fotógrafo, que conta com objetos pessoais, documentos e fotografias produzidas por Carlos Haukal, imigrante suíço que durante a primeira metade do século XX foi uma referência na cidade em sua área de atuação. Proprietário da Foto Carlos, Haukal registrou com suas lentes muitos noivados, casamentos, batizados e cerimônias de primeira comunhão em Santo André.


“Todo mundo da cidade ia nesse estúdio. Temos um acervo muito grande das fotos dele, com 900 itens. Quando ele morreu, em 1995, a viúva nos passou muitas imagens, fotos e documentos”, afirmou o curador da exposição, Wilson Roberto Stanziani de Souza. Segundo ele, entre os itens da produção de Haukal que podem aguçar a curiosidade dos visitantes estão as fotos coloridas artesanalmente com tintas especiais, recurso que poderia ser classificado como uma espécie de ‘tataravô do programa de computador Photoshop’, em que é possível modelar a imagem do fotografado. “Ele era um artista. Quando a pessoa estava com um vestido sem estampa na foto, ele estampava o vestido. Também colocava colar nas mulheres que não tinham”, conta Souza.

Baile – A história das casas fotográficas do município pode ser apreciada na exposição O Retrato e o Tempo – Gente de Santo André , em cartaz na Sala de Exposições. A costureira aposentada Jóia Helena Vezzá de Benedetto, 77 anos, se surpreendeu ao rever uma foto sua em tamanho natural, tirada por Haukal em 1943, durante o baile de formatura do curso de costura da Escola Industrial Júlio de Mesquita. “É muito emocionante. Foi meu primeiro baile. Dancei valsa com meu par. Quanta ilusão”, disse Jóia, com um brilho de encantamento nos olhos. “Lembro que meus pais me acompanharam, porque, naquela época, a gente não podia sair sem os pais”.

Câmera – Na Sala Especial do Museu, o visitante irá encontrar a exposição Câmera Clube de Santo André, dedicada à sociedade constituída em 1951 por amantes da fotografia. Entre os nomes que se destacaram no processo de formação da entidade, os fotógrafos Alberto Pozzi, Arnaldo Florence, Yoshime Tanaka, Emílio e René Schoeps e Mário dos Santos Simões.

Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa – r. Senador Fláquer, 470. Tel.: 4438-9111. 2ª a sex., das 8h30 às 16h30; sáb., das 9h às 14h30. Grátis. Em cartaz por tempo indeterminado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;