Política Titulo
Lula abre Expozebu e lança campanha contra aftosa
Da Agência Brasil
03/05/2007 | 11:20
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa esta quinta-feira em Minas Gerais, onde cumpre agenda de trabalho nas cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari. No primeiro compromisso do dia, às 10h30, abre oficialmente a 73ª Exposição Internacional do Gado Zebu (ExpoZebu/2007), acompanhado dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e das Comunicações, Hélio Costa.

A maior feira pecuária de zebuínos do mundo começou no último dia 28 e vai até 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Durante a cerimônia, o presidente lança nacionalmente a campanha contra a febre aftosa vacinando simbolicamente um animal. Também assina protocolo de intenções para transformar o Projeto de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética), desenvolvido apenas em Minas Gerais, em programa nacional.

Ainda nesta quinta, depois de serem homenageados com um almoço - na Fazenda Mata Velha - oferecido pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu, Jonas Barcellos, Lula e comitiva seguem para Uberlândia e Araguari. Na região dos dois municípios do Triângulo Mineiro, ele inaugura a segunda usina hidrelétrica do Complexo Energético Amador Aguiar. A solenidade está prevista para as 16h, na zona rural de Araguari.

Denominado inicialmente de Capim Branco (o nome mudou em homenagem ao fundador do Bradesco, Amador Aguiar), o complexo começou a ser construído em 2003 pela Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Energética de Minas Gerais e pelas empresas Suzano Papel e Celulose e Votorantim Metais. Ao longo de cinco anos (2003-2007), o consórcio investiu R$ 1,1 bilhão na execução de toda a obra. Quando estiver em pleno funcionamento, as duas usinas que compõem o complexo terão capacidade para gerar 450 megawatts de energia.

Logo após a cerimônia, Lula deixa o local com destino a Uberlândia, de onde embarca para Brasília, às 18h15. A chegada da comitiva à Base Aérea da cidade está prevista para as 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;