Esportes Titulo
Palmeiras vence e ameniza crise

Time derrota Paraná por 2 a 1 e assegura vantagem no jogo de volta pela Copa do Brasil

Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
26/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Palmeiras fez o necessário para vencer o Paraná Clube ontem à noite, por 2 a1, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com o resultado, o Verdão pode até perder por 1 a 0 em casa, ou empatar, para avancar na competição.

Contando com o apoio da torcida, o Paraná começou a partida na pressão. O Tricolor tocava a bola no campo de ataque e teve a primeira chance aos seis minutos. Alex Alves arriscou de fora da área e Bruno fez excelente defesa.

Acuado, o Verdão sofria com os avanços adversários. Mas resolveu partir para cima e quase marcou. Aos 20, Henrique Alemão, que havia acabado de entrar, vacilou, o estreante Mazinho avançou e bateu forte, mas Thiago Rodrigues salvou o Paraná.

Só que no minuto seguinte não teve jeito. Marcos Assunção, de falta, abriu o marcador para o Palmeiras.

Mesmo em vantagem, o Verdão repetiu os erros habituais e deu espaço para que o Paraná pudesse atacar. E o time da casa, por pouco, não empatou aos 30. Luisinho fez bela jogada e acertou a trave.

O gol parecia ser questão de tempo e saiu aos 38. Após bola cruzada na área, Nilson bateu, Bruno espalmou e, no rebote, Luizinho mandou para o fundo da rede: 1 a 1 na Vila Capanema.

O segundo tempo começou com menos ambição das equipes, que pensavam primeiro em se defender. Desta maneira, criavam poucas oportunidades para abrir o placar.

Se as defesas estavam bem postadas, o jeito era arriscar nas jogadas de bola parada. Douglas Packer, aos 18, bateu falta com categoria e a bola acertou o travessão. A resposta palmeirense veio aos 21, O aragentino Bárcos, na cara do gol, desperdiçou ótima oportunidade.

Porém, lance infeliz do zagueiro Henrique Alemão aos 32 complicou o Paraná. O defensor fez pênalti em Patrik e Henrique, um minuto depois, cobrou e colocou o Verdão na frente mais uma vez.

Animado com a vantagem, o Palmeiras quase ampliou aos 39. Após cruzamento na área, Patrik cabeceou, Thiago Rodrigues espalmou e a bola acertou a trave.

Os donos da casa tentaram chegar ao empate no fim. Mas o Palmeiras foi bastante eficaz na defesa, soube prender a bola no ataque e saiu de Curitiba com a vitória.


Time é recebido em Curitiba aos gritos de ‘sem vergonha'

A recepção do Palmeiras em Curitiba, diferentemente do habitual, não foi das melhores. Cerca de 30 torcedores da equipe se dirigiram ao aeroporto Afonso Pena, onde os jogadores desembarcaram, e gritaram efusivamente: ‘Time sem-vergonha'.

Os manifestantes, integrantes da torcida Mancha Alviverde, protestavam principalmente contra o goleiro Deola e Luiz Felipe Scolari. O treinador é taxado como responsável pelo baixo rendimento do time, enquanto que o goleiro falhou nos gols que sacramentaram a derrota para o Guarani e a eliminação no Paulistão.

Apesar das reclamações, nada de mais grave foi registrado. Os policiais que faziam a retaguarda dos jogadores conseguiram conter rapidamente o tumulto.


Ex-goleiro Marcos defende união entre atletas

Mesmo longe dos gramados, o ex-goleiro Marcos acredita que apenas a união entre os jogadores pode ajudar o Palmeiras a superar a má fase que culminou na eliminação no Paulista. Para ele, os atletas também devem assumir os erros para seguir em frente.

"O torcedor exige e tem de cobrar mesmo. E os jogadores têm que dar a resposta em campo. Neste momento, o atleta precisa ter um brio a mais e só a união pode resolver isso. O grupo tem que ter força. E a força de vontade tem de ser cada vez maior", declarou o atual embaixador Alviverde.

Apesar disso, Marcos acredita que a cobrança não é fruto dos resultados recentes. Para o ex-goleiro, a pressão já vem acontecendo há alguns anos por conta do jejum de títulos. O Palmeiras não vence um campeonato desde 2008, quando faturou o Paulista.

"Admitir (as falhas) me ajudou muito e acho que eles podem fazer o mesmo. Nada mais justo do que assumir para não responsabilizar os outros", declarou ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;