Memória Titulo Coluna
São Caetano lança II Antologia Literária

O livro ‘Além da Porta’ reúne trabalhos de 19 escritores da Academia de Letras da Grande São Paulo

Por Ademir Medici
31/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


MEMÓRIA NA TV
- Uma Academia no Grande ABC
- Entrevistados: Maria Zulema Cebrian e José Roberto Espíndola Xavier
- No ar pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br

Tamises: derivativo de tamis (peneira de fio de seda). Título criado pelo saudoso Rinaldo Gissoni para denominar a revista anual da Algrasp.
Zulema – Qual a ideia do Gissoni: só entraria coisa boa na revista.
Dr. Xavier – Entraria o ouro literário.

A Algrasp (Academia de Letras da Grande São Paulo) convida a todos para o lançamento da sua II Antologia Literária, com o título de Além da Porta, hoje, dia 31, às 19h, em sua sede na Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula, em São Caetano.
Para falar do livro Além da Porta, Memória na TV recebeu a presidente Maria Zulema Cebrian e o vice-presidente José Roberto Espíndola Xavier. A entrevista entra no ar hoje pelo www.dgabc.com.br .
“Que a juventude leia mais. Quem não ler não pode se pôr a escrever”, ensina a presidente Zulema no programa.
“É preciso fazer o Grande ABC grande também na cultura e na literatura”, opina Dr. Xavier.

LEGADO
A Algrasp foi fundada em 11 de agosto de 1981 por intelectuais do porte de Rinaldo Gissoni – que a presidiu durante 27 anos –, Walker da Costa Barbosa, Jefferson Gonçalves Gonzaga, Luiz Máximo de Souza, Nicola Tortorelli e vários outros.
Sua meta principal: o desenvolvimento e divulgação da Língua Portuguesa. A Algrasp mantém uma revista anual, a Tamises, com 16 edições publicadas e que este ano terá a edição 17.
Em 2018 lançou a primeira antologia literária, Moinhos de Vento, e agora a segunda, Além da Porta.
Um concurso literário anual é realizado, com participantes a partir dos 16 anos, premiando os dez melhores. Este ano participaram do Concurso Literário Nicola Tortorelli 67 concorrentes.
Em 38 anos de história, a Algrasp teve três presidentes: o fundador Rinaldo Gissoni, Gioconda Labecca (que a comandou por seis anos) e a atual presidente, Maria Zulema Cebrian, que está no cargo há cinco anos.

ALÉM DA PORTA
Participam desta segunda antologia literária: Sebastião Geraldo Ferreira Gomes, Maria Zulema Cebrian, Milton Bigucci, André Aparecido Bezerra Chaves, Ana Stoppa, Ana Cristina Silva Abreu, José Bueno Lima, Clóvis Roberto dos Santos, Humberto Domingos Pastore, José Roberto Espíndola Xavier, Alcidéa Miguel de Souza, Eva Bueno Marques, João Bosco dos Santos, Roberto de Carvalho, Gioconda Labecca, Celso de Almeida Cini, Maria do Céu Formiga de Oliveira, Flávio Mello e Rinaldo Gissoni.
 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 31 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7210

Manchete – Naji Nahas é preso pela Polícia Federal. Investidor era acusado de pivô de um escândalo nas bolsas de valores.
Eleições Presidenciais – Collor investe em classe mais pobre para chegar ao segundo turno.
Vôlei Masculino – Banespa bate Pirelli por 3 sets a 1 e leva o título paulista. Equipe andreense perde uma hegemonia de oito títulos consecutivos na final disputada no Ibirapuera.

Em 31 de outubro de...

1914 – Após uma estadia de quase cinco anos na Europa, regressa a Santo André, acompanhado de sua família, o Dr. Vicente Huet Bacellar. Ele permaneceu este tempo em Bruxelas, educando os filhos.
1919 – O pleito municipal na região, em 30 de outubro, foi realizado com a máxima ordem e grande concorrência, informa o correspondente do Estadão. A chapa do partido situacionista saiu-se vitoriosa.
Houve eleições também em São Paulo e nos demais municípios do Estado.
 

Hoje

- Dia do Saci e das Bruxas
- Dia do Repórter Policial – salve, salve, Arlindo Ribeiro, o Ligeirinho de Diadema
 

Santos do Dia

- São Quintino. Romano. Viveu no século III. Seu martírio ocorreu em Vermand, cidade que hoje leva seu nome, Saint-Quintin, às margens do rio Somme.
- Afonso de Palma ou Afonso Rodriguez

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 31 de outubro:

- Em São Paulo, Pedreira. Elevado a município em 31 de outubro de 1896, quando se separa de Amparo.
As terras que, atualmente, constituem o município de Pedreira, foram propriedade rural, desde o inicio do século XIX, de João Pedro de Godoy Moreira.
O nome da cidade, erroneamente associado por muitos à grande quantidade de pedras, origina-se, na verdade, da abundante presença de ‘Pedros’ na família dos fundadores.
Fonte: História de Pedreira, livro do padre Antonio Toloi Stafuzza, editado em 1979.
 

- No Rio Grande do Sul, Bom Retiro do Sul e Garibaldi
- No Paraná, Campo Bonito e Morretes
- No Maranhão, Coelho Neto e Sambaíba
- No Espírito Santo, Marechal Floriano
- Em Goiás, Mineiros, Palminópolis e Pontalina
- No Ceará, Penaforte
- No Pará, São Miguel do Guamá e Viseu

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;