Economia Titulo Aviação
São Bernardo recebe até hoje questionário da Boeing

Oportunidade é oferecida para empresas da região interessadas em fornecer à fabricante de aviões-caça

Soraia Abreu Pedrozo
do Diário do Grande ABC
16/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é o último dia para os empresários da região, interessados em subfornecer e fornecer para a Boeing, enviarem o questionário necessário para a triagem.

A fabricante de aviões-caça, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) do município, iniciou, um mês atrás, a seleção de novas empresas para avaliar capacidades, tecnologias, serviços e produtos aplicáveis à indústria aeronáutica e de defesa instaladas no Grande ABC.

O objetivo da Prefeitura nessa parceria é gerar postos de trabalho e incentivar o ingresso da indústria regional na cadeia de suprimentos da multinacional. A medida dá continuidade ao processo de inserção e ampliação de São Bernardo e região na indústria de aviação civil, defesa e segurança, áreas consideradas estratégicas para o governo municipal.

Na avaliação de João Mendes, assessor de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, para que as indústrias se mantenham hoje no mercado é preciso que elas invistam na área de pesquisa e desenvolvimento. "Essa preocupação vai ao encontro da necessidade da Boeing."

EXIGÊNCIA- Uma das exigências é a obtenção de certificados, como ISO 9001, AS 9102 e ISO 14001. É perguntado também se a empresa possui experiência na área espacial e indústria de defesa.

As áreas de atuação desejadas pela Boeing são elétrica, hidráulica e mecânica, aviônica, peças usinadas, não metálicas, processamento químico e tratamento térmico, chapas e dutos metálicos tubos, cabos e fabricantes de pneus, freios e para-brisas, entre outros.

Após receberem os questionários, as organizações terão prazo de 30 dias para enviar as respostas à Prefeitura, por meio da secretaria, que coordena a ação. Quem não receber o questionário e se interessar em respondê-lo, pode enviar pedido para o e-mail: industria@saobernardo.sp.gov.br ou telefonar para 4348-1053, falar com Eleni.

Na primeira rodada desse processo, efetuada no fim ano passado, de 98 inscritas, duas foram escolhidas, a MSM Powertrain (empresa de serviços de logística, equipamento de apoio em solo e em engenharia) e a Pan Metal (faz montagem, instalação de subsistemas, peças usinadas, processamento e tratamento térmico), ambas de São Bernardo.

HISTÓRICO -  Questionado sobre quando a presidente Dilma Rousseff deverá bater o martelo para a escolha da fabricante de aviões-caça, que renovará a frota de 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, disse que a decisão deve sair até o meio do ano, depois da eleição na França.

Aguardar o resultado da votação é fundamental para que o País se certifique que os acordos comerciais com os franceses, o que inclui a transferência de tecnologia da aeronave caso seja escolhida, vão se manter.

Até o fim de 2010, ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, era clara a preferência pelo francês Rafale FX-2, na concorrência com os suecos da Saab, o Gripen NG, e com os norte-americanos da Boeing, com o F-18 Super Hornet. Porém, após a posse da presidente Dilma, o assunto foi adiado sem data para ser retomado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;