Nacional Titulo
Homem morre por infecção causada por bactéria rara no Ceará
Por Da Agência Brasil
26/06/2005 | 14:56
Compartilhar notícia


Uma bactéria rara causou a morte de um homem de 30 anos no interior do Ceará. Ele morreu há cerca de um mês, mas só agora a notícia foi divulgada no Informe Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. A bactéria Burkholderia pseudomallei é originária da Ásia e provoca a melioidose, uma doença rara que, se não for tratada a tempo, pode matar.

A consultora de Vigilância Sanitária, Dione Bezerra Rolim, explicou que é difícil diagnosticar a infecção por causa da variedade dos sintomas como dor de cabeça e febre. O quadro pode evoluir para pneumonia e infecção generalizada.

Ainda segundo Dione, há mais duas pessoas com suspeita de melioidose: uma moça de 22 anos e um rapaz de 23. Ambos estão em Fortaleza e são acompanhados por médicos do Hospital São José, especializado em doenças infectocontagiosas. No entanto, os exames de laboratório não confirmaram se eles contraíram a doença.

A melioidose é comum no sudeste da Ásia e Austrália. No entanto, ela já foi identificada no Ceará em março de 2003, quando morreram três pessoas contaminadas pela bactéria no município de Tejuçuoca. Uma quarta vitima sobreviveu. Em fevereiro de 2004, houve uma outra morte, de uma agricultora em Banabuiú, com infecção generalizada decorrente da doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;