Setecidades Titulo
Nova Uipa de Sto. André tenta combater abandono
Por Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
19/07/2006 | 07:36
Compartilhar notícia


A Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) instalou uma subsede da associação em Santo André. A cidade é que registra o maior número de casos de maus-tratos a animais no Grande ABC, cerca de 70% do total das denúncias. Outro dado preocupante é o grande número de animais nas ruas, principalmente nos bairros periféricos. Até então, a única sede da Uipa na região era em São Bernardo.

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica) aponta que mais de 3,5 mil animais são abandonados pelos donos por ano. A intenção é que com a nova unidade em Santo André os números de abandono na cidade caiam com a averiguação de denúncias. Em casos de maus-tratos, os proprietários podem ser encaminhados para a Justiça.mais graves

"A partir daí, começamos a ser mais acionados na cidade. A cada mil ligações que recebemos em média por ano, entre abandono, maus-tratos e orientações, cerca de 700 são de Santo André", revelou o presidente regional da Uipa, João Vicente Netcer.

O canil do Centro de Zoonoses da cidade também precisou passar por reforma para lidar com o problema da superlotação de animais. As adaptações começaram em 2004. Apesar de o arquiteto responsável, Takeshi Ushikusa, não dar prazo para a conclusão do projeto, afirma que as obras estão perto de terminar.

"Além da reforma estamos fazendo a ampliação e modernização do local para atender as normas da Anvisa (Agência nacional de Vigilância Sanitária). Tínhamos muitos problemas com mau cheiro e alojamento inadequado para os animais. Estamos trabalhando para entregar o mais rápido possível", afirmou.

Posse responsável — A maior luta, porém, é quanto à conscientização da posse responsável de animais que, segundo o veterinário da Zoonoses João de Souza Colombo é a melhor solução para diminuir a população de animais de rua. Um estudo do IBGE indica que uma cidade do porte de Santo André o número aproximado de bichos abandonados ultrapassa os 3,5 mil.

"Os pais presenteiam a criança com um cachorrinho, ela cresce e enjoa do bichinho. Aí ligam para a Zoonoses ou para a Uipa irem recolher. E nós não podemos fazer esse tipo de serviço. Aí, o que acontece? Eles acabam amarrando o animal em uma árvore ou a um poste e o abandonam na rua. O animal chega aqui doente, desnutrido, machucado. Alguns são vítimas de crueldade e chegam aqui até mutilados", contou o veterinário.

A adoção dos animais também seria importante para resolver o problema. Atualmente, 30 animais esperam por um dono no canil do Centro de Controle de Zoonoses. No sábado, a Zoonoses montará um estande com animais para adoção, no Parque Central, na rua José Bonifácio, sem número, Vila Assunção. Os interessados em adotar ou encaminhar uma animal à adoção podem contatar a Uipa, após às 15h, pelo telefone é 4436-8957. O telefone para denunciar maus-tratos é 3423-4089. A nova sede da Uipa fica na rua Senador Flaquer, Centro de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;