Setecidades Titulo Santo André
Obras da creche Jd.Rina são retomadas

Instituição de ensino é a primeira de dez unidades que a Prefeitura de Santo André promete entregar até 2020 para diminuir deficit de 5.000 vagas

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
18/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A Prefeitura de Santo André oficializou ontem a retomada das obras de construção da creche Jardim Rina, localizada no 2º Subdistrito do município. A instituição de ensino é a primeira de dez unidades que a atual gestão, chefiada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), promete construir ao longo dos próximos quatro anos.

Com investimento na ordem de R$ 6,1 milhões, sendo 75% deste valor custeado pelo governo federal, por meio do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), e os 25% restantes pelo próprio município, a instituição de ensino ofertará 320 vagas a partir do primeiro semestre de 2018.

“A previsão de término da obra, que consta no contrato, é dezembro deste ano. Posteriormente a isso, então poderemos equipar e mobiliar a unidade para que possamos já ter atendimento de crianças no início do próximo ano”, destacou a secretária de Educação da cidade, Dinah Zekcer.

Segundo Paulo Serra, a retomada das obras da creche, que terá área de 2.800 m², somente foi possível graças à política de austeridades fiscal promovida pela atual gestão desde o início do ano. “Fizemos um grande esforço de economizar, de qualificar o gasto público, que gerou uma reavaliação financeira de nossa cidade. Falando o termo mais popular, limpamos o nome de Santo André e agora voltamos a ter crédito na praça.”

A promessa do chefe do Executivo é a de que até meados de 2022 a Prefeitura consiga zerar o número de crianças de até 3 anos na fila de espera por vagas em creche, hoje está estimada em 5.000. “Temos uma previsão de produzir de 3.000 a 3.500 vagas com novas creches (as quais devem ter obras retomadas ainda nesta gestão). A diferença desse deficit seria por meio de convênios”, explica.

Para atingir a meta, o Paço andreense já programou para o fim deste mês a retomada da construção de outra creche na cidade, desta vez, unidade no Jardim Cata Preta. Na sequência está previsto o início de obras das instituições de ensino do Guaratinguetá e do Mirante.

A creche do Jardim Santo André, que está com cerca de 67% das obras executadas e deveria ter sido retomada em abril, conforme anúncio feito pelo governo em fevereiro, no momento passa por troca de empreiteira responsável pela obra. A nova previsão de entrega do equipamento, no entanto, deve ser 2018.

Na avaliação da secretária Dinah Zekcer, mesmo que nem todas as creches ainda tenham prazos definidos para a gestão retomar as intervenções, moradores já podem comemorar futuros avanços do setor. “A retomada das obras significa muito para Santo André, pois o grande problema das pessoas que moram nestas áreas são as creches. O restante está tudo em ordem”. Para ela, a entrega das creches vai ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal, que nos últimos meses tem tido aumento na procura por vagas devido à crise econômica.

 

Prefeitura atende 906 liminares por vagas

Levantamento feito pela Prefeitura de Santo André aponta que no primeiro semestre deste ano foram atendidas 906 liminares que obrigavam o município a conceder vagas em creches para crianças de até 3 anos da cidade, as quais aguardavam na fila de espera da Secretaria de Educação.

“Somente neste mês já tivemos mais de 80 liminares, e somos obrigados a atender. É uma dificuldade, pois como vamos acolher a todo mundo se não temos vagas”, destacou a responsável pela área na cidade, Dinah Zekcer.

Ainda segundo a secretária, para suprir o alto volume de pedidos da Justiça, a administração tem sido obrigada a readequar a capacidade de unidades escolares para conseguir atender a cada demanda.

“Você tem uma sala com 25 alunos e acaba colocando quatro, cinco, seis crianças a mais, o que não é ideal, pois o espaço não comporta também. As liminares têm sobrecarregado o sistema”, analisa.

Para o prefeito Paulo Serra (PSDB), o crescimento de liminares tem impacto direto em todo o trabalho de planejamento feito pela gestão no sentido de zerar o deficit de 5.000 vagas em creches de Santo André.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;