Automóveis Titulo
Ford Mustang completa 40 anos
Márcia Couto
Da Agência Hp Press
21/04/2004 | 12:01
Compartilhar notícia


Poucos modelos no mundo conseguiram expressar tão bem a esportividade sobre rodas como o Ford Mustang. Sua história é repleta de lances interessantes. Surgido nos anos 60, o Mustang remou contra os costumes da época, pois era tido como um carro leve e compacto para o padrão do consumidor norte-americano. Atualmente o modelo recebeu nova injeção de investimento e atenção por parte da montadora, que apresentou no último Salão de Detroit o Mustang 2005 com duas versões de motor: o V8 de 4.6 litros e 300 cv, todo de alumínio, e o V6 de 4.0 litros, de 202 cv, pela primeira vez com opção de câmbio automático.

Com admiradores espalhados por todo o planeta, o Mustang está sendo reverenciado esta semana de várias maneiras. Em Nashville, nos Estados Unidos, acontece um encontro de milhares de fãs e em São Paulo, o Clube do Mustang organizou uma viagem até Campinas como forma de comemorar os 40 anos do "Pony". Além dos modelos GT e Cobra 1994/95, o encontro contou com alguns exemplares clássicos, que vão desde o primeiro 1964 e _ aos raríssimos Mach 1 1969 e o conversível 1971.

O Conceito – O Mustang GT-R, que está sendo mostrado em Nova York, combina detalhes arrojados, incluindo o aerofólio traseiro, rodas aro 20, pintura amarela e capô em preto fosco, com traços marcantes do modelo original: traseira curta, nariz longo, entradas de ar laterais e o cavalo a galope na grade dianteira. O motor é um V8 de 5.0 litros, com 440 cv de potência, torque de 55,3 kgfm a 5.500 rpm e transmissão Tremec T-56, de seis velocidades. Com pequenas modificações, pode atingir mais de 500 cv e se adaptar a variados tipos de pista, o que o credencia como sucessor da tradição do modelo nas provas de velocidade.

O interior do GT-R segue o estilo do Mustang 2005. O volante traz características da Fórmula 1, com controles e medidores integrados. Apenas os marcadores de pressão do óleo e temperatura da água foram mantidos no painel. Os bancos, com formato anatômico e cintos de cinco pontos, revelam a sua alma esportiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;