Cultura & Lazer Titulo
Nova adaptaçao de Dickens chega às locadoras
Por Vivian Whiteman
Da Redaçao
17/01/1999 | 17:22
Compartilhar notícia


Baseado na obra de Charles Dickens, Grandes esperanças, de Alfonso Cuarón, levou para as telas a história de amor entre um doce e talentoso garoto pobre e uma menina rica de coraçao gélido. Os personagens, que iniciam a trama como crianças, sao interpretados quando jovens por Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow. O filme, lançado nos cinemas brasileiros em 1998, já está disponível na versao vídeo (Abril Vídeo, tel.: 0800-120199).

Em princípio, o que mais chama atençao na fita de Cuarón é o aspecto visual. Cenários, figurinos e maquiagem receberam atençao especial, e sao uma atraçao à parte. O casarao onde a personagem Estela (Gwyneth) vive com a avó louca (papel de Anne Bancroft, em performance exagerada) merece ser observado com maior cuidado. Porém, as belas imagens nao sao suficientes para convencer o espectador.

As atuaçoes constituem um ponto fraco da fita. Hawke (no papel do apaixonado Finnegan) até que nao vai mal, mas ganha ares de submisso, distanciando seu perfil do tipo criado por Dickens - que agia impulsionado por sua paixao por Estela, e nao a serviço dela.

Quanto à Gwyneth, a loirinha também parece ter desviado sua personagem do caminho inicial. Estela começa bem como a garota que, para se proteger do amor que sente por Finnegan, esmaga o coraçao do garoto sempre que pode. Porém, com o desenrolar da trama, esse mecanismo de defesa se transforma em indiferença pura, esfriando as melhores passagens da narrativa.

Em grande parte, a culpa é da direçao de Cuarón, muito inconstante. O diretor assinou também A princesinha, uma bela fita infantil (com a mesma beleza plástica) sobre uma garota que é criada na India pelo pai, e que passa por maus bocados quando é mandada para um internato em Nova York.

Para espectadores menos exigentes, que querem um filme sem muitas complicaçoes, Grandes esperanças pode ser encarado como uma sessao da tarde de luxo - com direito a uma ponta de Robert De Niro, que aparece no papel de um fugitivo da polícia que terá importância decisiva na vida de Finnegan.

Fica ainda a dica para quem quiser conferir uma outra adaptaçao da obra de Dickens, bem superior a essa, diga-se. Também disponível em vídeo, a fita homônima dirigida por David Lean em 1946 traz no elenco John Mills, Valerie Hobson e Alec Guiness (de Guerra nas estrelas), em sua estréia no cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;