Cultura & Lazer Titulo Literatura
Brasileiros no Salão do Livro de Paris
Por Luís Felipe Soares
10/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Foram anunciados os escritores que irão representar o Brasil na 35ª edição do Salão do Livro de Paris 2015, na França. Os nomes foram revelados ontem pela manhã pela ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, em evento especial realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A lista conta total de 48 escolhidos, com espaço para representantes de diversos gêneros dentro da escrita. Entre os destaques estão a atriz Fernanda Torres, que revelou talento também na literatura depois do lançamento do elogiado romance Fim (de novembro de 2013) e a compilação de crônicas Sete Anos (nas livrarias desde outubro).

Vencedora na categoria infantil na edição deste ano do Prêmio Jabuti por Breve História de Um Pequeno Amor, Marina Colasanti também irá representar o País na Europa. O paulista Fábio Moon promete levar na bagagem sua experiência na linguagem dos quadrinhos graças a trabalhos como Daytripper e adaptação ilustrada de O Alquimista, de Machado de Assis, as duas obras já com versões em francês.

Adauto Novaes, Adriana Lunardi, Betty Mindlin, Daniel Galera, Edney Silvestre, João Carrascoza, Marcelino Freire, Maria Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Rodrigo Ciríaco, Ronaldo Correia de Brito e Paulo Coelho são alguns dos pensadores convocados. A lista completa pode ser vista no site oficial do Ministério da Cultural (www.cultura.gov.br).

Acordo firmado com a Academia Brasileira de Letras também permitiu expandir o convite de viagem para Paris aos imortais Antônio Torres, Ana Maria Machado e Nélida Piñon.

“Ao receber seu merecido reconhecimento em eventos de porte como este, a literatura brasileira não só apresenta o Brasil para o mundo como também encontra maior valorização no mercado interno”, disse a ministra durante o anúncio dos nomes.

Com atividades entre os dias 20 e 23 de março, o Salão do Livro de Paris 2015 irá prestar homenagem ao Brasil. Os escritores irão participar de série de palestras programadas para abordar temas diversos que envolvem seus trabalhos dentro da literatura brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;