Internacional Titulo
Americanos e policiais iraquianos vão patrulhar Fallujah
Por Do Diário OnLine
Com Agências
25/04/2004 | 18:57
Compartilhar notícia


O exército dos Estados Unidos informou neste domingo que soldados do país e policiais iraquianos vão patrulhar as ruas de Fallujah. Eles devem entrar na cidade sunita, que é controlada por rebeldes, na terça-feira.

Apesar do anúncio, o general americano Mark Kimmit disse que uma ação militar na cidade ainda não foi descartada. Milhares de soldados dos Estados Unidos cercam Fallujah, considerada um foco de rebeldes iraquianos.

Hashem al Hassani, do Partido Islâmico Iraquiano, disse que foi acertado um cessar-fogo “ilimitado” na cidade. Ele informou que o porte de armas foi proibido em Fallujah — quem for visto armado, será considerado um combatente inimigo.

O iraquiano disse que os líderes oficiais de Fallujah prometeram que as patrulhas não serão atacadas, mas eles não falam pelos rebeldes. Os Estados Unidos temem que ataques contra soldados na cidade cercada reacendam os confrontos em todo o país.

Neste domingo, o jornal americano New York Times informou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, estava avaliando a possibilidade de um grande ataque para retomar o controle de Fallujah. Religiosos xiitas e sunitas prometerem que, em caso de invasão à cidade, vão expandir a rebelião iraquiana para todo o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;