Cultura & Lazer Titulo Concerto
A última sinfonia
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
17/12/2011 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


A Orquestra Sinfônica de São Caetano encerra a temporada de concertos na região fugindo do óbvio natalino e incorporando ao repertório do seu último concerto duas peças de peso da música clássica mundial. A apresentação é amanhã, na Igreja Matriz Sagrada Família, às 19h30.

Sem 'Noite Feliz', 'Boas Festas' e outros temas que tomam conta das apresentações sinfônicas neste período do ano, a formação conduzida por Sérgio Assumpção apresenta 'Serenata para Orquestra de Cordas', do russo Tchaikovsky e a 'Sinfonia nº 4', de Mozart.

Apesar do nome, a obra de Tchaikovsky é verdadeira obra sinfônica. "Quanto mais numeroso for o efetivo da orquestra de cordas, mais esta corresponderá aos desejos do autor", deixou ele escrito em partitura para expressar o desejo de que sua composição fosse executada com o máximo de requinte e peso sonoro.

De escola italiana - inspirada pelas serenatas e divertimentos musicais vienenses do século 18, e também das sinfonias venezianas e milanesas -, a peça, que conta com quatro temas e tem pouco menos de 30 minutos, ainda incorpora ritmos tradicionais da Rússia. Frescor, leveza e alegria evocam principalmente do primeiro, terceiro e quarto movimentos.

Menina dos olhos de todos os amantes de música clássica, a 'Sinfonia nº 40' de Mozart, sua mais célebre composição, é verdadeira elegia virtuosa. A orquestração é leve, sem trompetes nem tímpanos. Ainda assim, impetuosa e desesperada, a composição arde na febre romântica de seu período.

Divididos em quatro partes, em cerca de 35 minutos, os movimentos contrários e cromatismos que tomam o primeiro tema com destaque para os violinos e, em seguida, para os sopros, é um dos momentos mais sublimes da história da composição clássica mundial.

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. Na Igreja Matriz Sagrada Família - Praça Cardeal Arcoverde, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Amanhã, às 19h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;