Política Titulo Benfício
Diadema propõe desconto no IPTU para quem emplacar carro na cidade

Projeto, que passou pela primeira discussão, deve ser aprovado hoje

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
09/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Câmara de Diadema deve aprovar hoje, em segunda votação, o projeto de lei de autoria do Executivo que propõe desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para morador que licenciar o automóvel dentro do município.

Ratificada em primeira discussão por unanimidade entre os vereadores, a propositura visa melhorar a receita de arrecadação do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), que, segundo projeto de lei, aponta para decréscimo.

De acordo com o líder do governo, o vereador José Dourado (PSDB), a principal perda de receita pode ser atribuída às empresas situadas no município. “A Dolly (fabricante nacional de refrigerantes) possui mais de 100 caminhões, que realizam o transporte das cargas e nenhum deles está licenciado em Diadema. Este é um exemplo”, avaliou.

O tucano ainda reforçou que a medida foi amplamente debatida antes de levada à Câmara, garantindo assim que possíveis impactos financeiros no Orçamento municipal sejam descartados. “Não haverá qualquer (problema de falta de receita de IPTU), pois o ganho com o licenciamento tende a ser maior em relação ao desconto.”

De acordo com o presidente do Legislativo, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), a plano “é amplamente benéfico”. “Independentemente da questão partidária, sou favorável a qualquer estímulo para melhorias de recursos a Diadema. O prefeito (Lauro Michels, PV) até agora tem ido muito mal. Vamos ver se com uma propositura como essa ele pode melhorar. Pois até para cobrar dele cabe a nós darmos estrutura”, ressaltou.

O IPVA é arrecadado pelo Estado e 50% da receita são devolvidas para a cidade onde o emplacamento foi realizado.

Em 2013, Diadema recebeu repasse aproximado de R$ 36 milhões como retorno do imposto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;