Economia Titulo São Bernardo
Prefeitura seleciona 364 pessoas para frente de trabalho
Por Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
14/12/2010 | 07:24
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo apresentou, ontem, as 364 pessoas selecionadas para a Frente Municipal de Trabalho, coordenada pela Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania).

A seleção pública é parte do Programa Oportunidades, voltado às pessoas em situação de desemprego para a prestação de serviços em diversos setores da Prefeitura, como limpeza e manutenção da cidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania do município, José Ferreira, a seleção, que teve início em outubro, tem objetivo de capacitar moradores - que residam há pelo menos dois anos na cidade - abaixo da linha da pobreza. "É por isso que os contratados não precisam ter experiência."

Ele explica que o contrato regido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Os selecionados têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração mensal equivalente a um salário-mínimo nacional - hoje R$ 510.

"Além disso, vamos incentivar essas pessoas a voltar aos estudos. A ideia não é apenas oferecer oportunidade, mas melhorar a qualidade de vida dessas pessoas como um todo - começando pela alfabetização de muitos", explica Ferreira.

Os selecionados sem escolaridade terão aulas no programa de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os participantes - 206 mulheres e 158 homens, entre estes 26 pessoas com deficiência - iniciaram suas atividades na segunda-feira (6) nas secretarias municipais e demais órgãos, como 40º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, 6º Distrito Policial, Destacamento Montado, entre outros. Os trabalhadores são encaminhados conforme a necessidade de cada setor e experiência apresentada.

META - Segundo a Prefeitura da cidade, a previsão é de contratar mais 500 pessoas no primeiro semestre de 2011.

Em fevereiro, está previsto curso de capacitação de 200 horas nas áreas de limpeza, horticultura, marcenaria e pequenos reparos, entre outras atividades.

DEMAIS BENEFÍCIOS - A administração também concede auxílios alimentação e transporte, além de cesta de alimentos condicionada à assiduidade no trabalho, no valor mensal de R$ 40.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;