Cultura & Lazer Titulo Cinema
Festival de Veneza tem apenas dois brasileiros
30/07/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Lope, de Andrucha Waddington, fora de concurso, e o curta-metragem O Mundo é Belo, de Luiz Pretti, na mostra paralela Horizontes: a eles se resume a participação brasileira no 67º Festival de Veneza, que começa dia 1º de setembro. Na mostra Venezia 67, na qual os participantes concorrem ao tão cobiçado Leão de Ouro, nada. Aliás, um único representante latino-americano está presente no concurso principal do mais antigo festival de cinema do mundo - o chileno Post Morten, do diretor Pablo Larraín.

A mostra concentra esforços em alguns nomes conhecidos, que dão prestígio a um festival, como Sofia Coppola, que estará no lido com seu Somewhere. Outro norte-americano cult é Vincent Gallo, sempre promessa de polêmica e escândalo, que concorre com Promises Written in Water. Eles são a ponta talvez mais expressiva da alentada delegação norte-americana, composta de cinco títulos apenas no concurso principal.

La Pecora Nera, de Ascanio Celestino, La Solitudine dei Numeri Primi, de Saverio Costanzo, Noi Credevamo, de Mario Martone, e La Passione, de Carlo Mazzacuratti, são os concorrentes locais.

A escolha não se deu sem discussões, como é praxe no país. Até a véspera da divulgação debatia-se se o filme de Puppi Avati, Una Sconfinatta Giovinezza, iria para a competição, como desejava o veterano diretor, ou para uma exibição fora de concurso, como propunha a direção de Veneza.

Criou-se impasse. Resolvido de forma radical: Avati não vai de uma forma e nem de outra. Viu-se excluído do festival, ou excluiu a si mesmo, ainda não se sabe.

Se polêmicas antes, durante e depois nunca faltam ao festival italiano, Veneza 2010 chega com algo que pode, de fato, ser considerado inovador na estrutura da sua mostra Horizontes, da qual participa o brasileiro Luiz Pretti. Ela agora abriga ‘novas tendências' do cinema mundial, sem discriminação de formatos, suportes ou gêneros. Dela participam tanto longas quanto curtas-metragens, sejam documentários, obras de ficção ou animações. Justo: o cinema é um só.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;