Cultura & Lazer Titulo Livro
Par ideal não existe
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
25/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Esqueça o que viu nos contos de fadas infantis: o príncipe encantado não existe. Embora muitas mulheres saibam desta realidade, nove em cada dez esperam um dia encontrar o tal homem dos sonhos, aquele que as levará a viver feliz para sempre.

Para derrubar esse mito e ajudá-las a cair na real, o terapeuta especializado em relacionamentos Sérgio Savian escreveu sua décima publicação: Amor e Sedução para a Mulher do Século XXI - 340 Respostas sem as Quais Nenhuma Mulher Consegue Amar (Geração Editorial, 232 páginas, R$ 29,90). "Acredito que este livro colabore com as mulheres ao propor uma boa reflexão sobre o comportamento moderno", diz.

A proposta da obra, segundo o autor, não é dar fórmulas mágicas para encontrar o grande amor. Ele apenas mostra que, ao se conhecer melhor a pessoa, é possível construir relacionamentos inteligentes e de qualidade.

Para tanto, Savian responde às diversas dúvidas femininas em relação ao amor e sedução. "Apesar de não existir muitas, algumas mulheres ainda vivem a ilusão do par perfeito, da alma gêmea, do príncipe encantado. Isso as torna muito exigentes e distantes do amor real."

Mas não é só a ala feminina que se porta errado quando começa a construir uma relação. Os homens, segundo Sérgio, também têm dificuldade em se entregar, fato que deixa as parceiras inseguras.

Com o decorrer do tempo, no entanto, o jogo se inverte. Eles tendem a ficar mais dependentes: as estatísticas apontam que 80% dos divórcios são solicitados pelas mulheres.

Autenticidade - Savian tenta esclarecer ao longo de seu livro que o amor verdadeiro só pode acontecer para pessoas autênticas. "Para isso você precisa mudar o paradigma, deixando de fazer o que manda o figurino para viver o que sua alma realmente quer." Ou seja, tentar demonstrar no início da relação ser uma pessoa que na realidade você não é, tende a levar o casal à separação.

Ao entender que cada um tem suas características e que provavelmente não mudarão, essa relação ficará mais fácil de ser conduzida.

Em uma das respostas da publicação, Sérgio diz que o maior erro que as pessoas cometem é pensar que o relacionamento acontece sozinho, sem que haja um trabalho de ambos para que se mantenha a qualidade. Alguns, ele cita como exemplo, por já estarem casados, descuidam da aparência e deixam de dedicar um tempo para ficar com o outro, o que detona qualquer casamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;