Turismo Titulo Feriado
Celebrações Gaúchas
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
18/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Nova Petrópolis se prepara para receber a edição 2010 da Magia da Páscoa, evento que visa a valorização de artistas locais por meio de apresentações de teatro, canto, dança e música em espaço lúdico,além do Grupo da Terceira Idade.

Neste ano o tema é"O Fabuloso Labirinto do Chocolate" percurso adaptado para cadeirantes onde o público é convidado a conhecer a cultura maia, que desde os tempos mais remotos já utilizava o chocolate em rituais.

A Magia da Páscoa começa dia 25 e prossegue até 4 de abril, das 9h às 18h durante a semana e das 10h às 19h de sexta a domingo, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Os ingressos para crianças a partir de 4 anos até adultos de 60 custam R$ 5. Estudantes com carteirinha pagam R$ 4. Crianças de até 3 anos e visitantes da terceira idade não pagam.

GRAMADO - Outra cidade da Serra Gaúcha que caprichou no calendário pascal foi Gramado, nacionalmente famosa pela produção de chocolates. Até dia 4, o município realiza a 15ª edição da Chocofest, evento temático farto em iguarias à base de cacau. O carro-chefe das comemorações é a parada especial de Páscoa, com o tema Um Chocoamor à Terra. Cerca de 200 pessoas são mobilizadas para passar a mensagem de conscientização ambiental.

Outra atração é o Gramado Aleluia, que celebra a religiosidade da data. Além das missas que ocorrem durante toda a Semana Santa, o período da Páscoa é um dos mais atraentes da Serra Gaúcha, pois marca o início da temporada outono/inverno e os visitantes podem comprar os chocolates mais deliciosos do Brasil.

Um dos pontos altos do evento é a "Procissão dos Passos", conhecida também como "Procissão do Senhor Morto", que reúne 600 pessoas e simboliza a Via-Sacra de Jesus Cristo. Neste ano, o cortejo terá uma novidade: o trajeto da procissão continua na Avenida Borges de Medeiros, no centro de Gramado, mas a partida será em frente à sede do Corpo de Bombeiros, com chegada na Igreja São Pedro. Sete carros, simbolizando o suplício, morte e ressurreição, participam da procissão. Atores encenarão a Via-Sacra em interpretações emocionantes.

Quem não quiser ficar apenas como espectador pode participar da parada, já que a organização empresta as vestes para que os fiéis se insiram no evento. A Procissão dos Passos é uma tradição de Gramado: ocorre desde 1917. As igrejas Luterana, Evangélica e Metodista também organizaram programações especiais que se estenderão até 4 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;