Economia Titulo Leão
Faltam três dias para o fim do prazo de entrega do IR
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
28/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Faltam apenas três dias para se encerrar o prazo para o contribuinte acertar suas contas com o Leão. A data limite para o envio da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) é quinta-feira, 30 de abril, até a meia-noite.

Na opinião de José Heleno Mariano, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o meio eletrônico é o mais adequado para declarar seus rendimentos. "É um processo mais seguro e ágil, porém, como o brasileiro deixa tudo para a última hora, é necessário prestar muita atenção nas informações. Se faltar algum documento na pressa da elaboração pode ser acarretado algum defeito, e o contribuinte terá de retificar a declaração, fazendo duas vezes".

Até domingo, a Receita havia recebido 16.847.668 declarações, pouco mais da metade dos 25 milhões de contribuintes que tiveram rendimento tributável superior a R$ 16.473,72 no ano passado.

O mais importante para não cair na malha fina, na avaliação de Mariano, é "reproduzir a verdade com a comprovação documental" e verificar se a quantidade de gastos tributáveis não ultrapassa o total de rendimentos da pessoa.

"Quanto maior for a movimentação de recursos, mais cuidadoso o contribuinte deve ser. Se aplica bastante na Bolsa de Valores, por exemplo, tem mais de uma fonte de renda, portanto, é preciso ter mais cautela", alertou.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas chamou a atenção, também, para que o contribuinte não deixe de declarar as movimentações patrimoniais, compra e venda de carro e casa, por exemplo, efetuadas em 2008.

Àqueles que não se sentem confiantes em fazer a declaração sozinhos, Mariano recomenda que procurem um contador. O serviço sai por R$ 150, em média.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;