Automóveis Titulo Jipão
Cherokee a diesel é boa opção
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
18/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Sofrendo revés atrás de revés em sua terra natal, os Estados Unidos, a Chrysler, detentora das marcas Dodge e Jeep, faz algumas apostas no promissor mercado brasileiro. Entre suas fichas mais valiosas está o novo Jeep Grand Cherokee CRD Limited diesel, que parte de R$ 189,9 mil.

O jipão é uma versão intermediária de outras duas motorizações, ambas a gasolina: Grand Cherokee Limited 4.7 (R$ 175 mil) e Grand Cherokee Overland Hemi 5.7 (R$ 199 mil).

O modelo, presente no Salão de São Paulo no ano passado, tem inúmeras qualidades. A começar pelo seu coração. Um potente motor 3.0 V6 turbodiesel que entrega 215 cv de potência a 3.800 rpm e ignorantes 51,7 mkgf de torque a apenas 1.600 rpm. Pisar fundo no acelerador é pedir para grudar no banco, tamanha a força do bruto de 2.310 quilos. As retomadas para uma ultrapassagem, por exemplo, são sempre executadas com êxito. Destaque para o silêncio na cabine, quebrado apenas pelo leve assobio do turbo.

A tração permanente nas quatro rodas - com opção de reduzida - amansa a fera e a deixa sob medida para encarar uma estrada de terra. Graças ao sistema Quadra-Drive II, a força é distribuída na proporção de 48% na dianteira e 52% na traseira, mas podem ocorrer variações dependendo da necessidade. A transmissão automática de cinco velocidades, com opção de trocas manuais, confere ainda mais comodidade.

DESIGN E CONFORTO - Em relação à geração anterior, o Grand Cherokee CRD Limited passou apenas por uma leve atualização, que o manteve atraente e robusto. As principais alterações ocorreram no conjunto óptico dianteiro e na grade frontal.

Internamente, quase nada mudou. O acabamento é interessante - nada de extraordinário. Os bancos são revestidos de couro. Os painéis das portas, console central e painel de instrumentos recebem plástico de boa qualidade. Ponto negativo para os detalhes em madeira, um pouco ultrapassados. O espaço, por sua vez, é excelente, tanto para os ocupantes da frente quanto para os que trafegam atrás.

A longa lista de equipamentos de série agrada. A começar pelo moderno sistema de som MyGIG, com controle por meio de toque na tela. Outros mimos são: rodas de 17', freios com ABS, ESP (controle de estabilidade), air bags (dianteiros e laterais), pedais ajustáveis eletronicamente e bancos com ajuste elétrico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;