Política Titulo Eleições 2008
PTB trará Serra para ajudar Aidan Ravin
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
11/10/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O PTB não medirá esforços para retomar o comando da Prefeitura de Santo André após 12 anos de poderio petista. A garantia é do próprio chefe petebista em São Paulo, deputado estadual Campos Machado. A frente anti-PT que o PTB pretende liderar no município prevê, inclusive, a presença do governador José Serra (PSDB) na campanha de Aidan Ravin, adversário do petista Vanderlei Siraque na fase final da eleição.

"Trata-se da única cidade no Estado onde concorremos diretamente (como cabeça de chapa) no segundo turno. Por isso, embarcaremos de mala e cuia em Santo André. Daremos toda a ajuda que for possível. O PTB vem forte para decidir a eleição", disse Machado.

O dirigente nega ter esperado Aidan ir ao segundo turno para se empenhar na eleição. "Desde o início, quando se discutia o papel da legenda na eleição municipal, não concordei com as tentativas de fazer o Aidan vice. Sempre fui favorável à candidatura dele", emendou.

"Apesar de estar na eleição em São Paulo, nunca perdi Santo André de vista. Agora, terminado o primeiro turno na Capital, posso me dedicar ao segundo turno aí", acrescentou, referindo-se ao envolvimento na disputa paulistana - na qual concorreu como vice na chapa encabeçada pelo tucano Geraldo Alckmin.

O bom trânsito de Machado no PSDB, aliado ao fato de o PTB ter declarado apoio a Gilberto Kassab (DEM) no segundo turno em São Paulo, faz com que ele não tenha dúvidas em contar com o governador Serra no palanque de Aidan e também com o apoio dos democratas andreenses, que até agora não se manifestaram.

"No domingo à noite já havíamos acertado o apoio do PSDB estadual. O Serra, de quem sou aliado, irá para Santo André a fim de participar de caminhada ao lado do Aidan", reforçou, sem prometer data. "Depende da agenda do governador. Mas a intenção é levá-lo para a cidade já na próxima semana." Ele nega, porém, que a atitude seja uma resposta a possível vinda do presidente Lula da para apoiar Siraque.

Machado demonstrou tranqüilidade ao ser questionado sobre o petista ter vencido Aidan no primeiro turno por diferença de pouco mais de 100 mil votos. "Teremos uma nova eleição, com igualdade de condições para ambos os lados. No primeiro turno, muita gente vota em quem acha que vai ganhar a eleição. No segundo turno é diferente", sustentou.

O dirigente estadual do PTB indicou que a sigla irá explorar o fato de Aidan "representar a novidade". "De um lado, temos o continuísmo. Do outro, o Aidan é a alternativa nova. O mundo inteiro está sendo renovado. Somente Santo André continuará sem mudanças?"

Indagado sobre um suposto constrangimento criado pelo PTB em outras cidades, onde está com PT, Machado foi taxativo: "Não cria problema algum. As eleições municipais são muito localizadas. Santo André é de vital importância no Estado de São Paulo, e nosso candidato é altamente viável. Não posso me preocupar com cidades vizinhas neste momento. Temos o compromisso e a obrigação de ajudar a eleição do Aidan", respondeu.

OUTRO LADO
Enquanto o PTB tenta trazer Serra a Santo André, município onde o governador não apareceu nem para apoiar o candidato tucano no primeiro turno - Newton Brandão -, Vanderlei Siraque se apóia na possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vir novamente ajudá-lo.

"Ele virá mais uma vez", disse, confiante, apesar de o chefe de Estado não ter garantido presença em cidades onde a disputa ocorre entre o PT e algum partido da base aliada em âmbito federal, como é o caso de Santo André.

Hoje, Siraque deve anunciar um apoio de peso: o do oposicionista Luiz Zacarias (PR), candidato a vereador mais votado da cidade, o qual não foi reeleito em função do quociente eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;