Internacional Titulo
"Schindler britânico" e Ridley Scott são condecorados
Por Da AFP
31/12/2002 | 10:02
Compartilhar notícia


Um senhor de 93 anos, conhecido como "Schindler britânico" por ter salvo centenas de crianças judias dos nazistas, recebeu o título de nobre da rainha Elizabeth II da Inglaterra junto com a bailarina francesa Sylvie Guillem e o diretor de cinema Ridley Scott.

Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial, Nicholas Winton salvou a vida de 669 crianças judias ao ajudá-las a fugir da Tchecoslováquia, ocupada pelos alemães, e chegar em Londres de trem.

Winton manteve silêncio sobre este assunto por quase 50 anos, inclusive para a própria família. Por seu papel neste episódio, recebeu o apelido de "Schindler britânico", uma referência ao industrial alemão que salvou 1.200 judeus dos nazistas.

A bailarina Sylvie Guillem, que entrou no Real Ballet em 1989, recebeu um título honorário, o único da lista de homenagens da rainha ao fim de cada ano. Downing Street a descreveu na sexta-feira passada com a bailarina mais admirada do mundo.

Já o britânico Ridley Scott, diretor de sucessos como "Blade Runner - O caçador de andróides", "Thelma e Louise" e "Gladiador", recebeu o título de nobre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;