Economia Titulo
Mau atendimento lidera reclamações nos bancos
Por Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
19/02/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Primeiro colocado no ranking de reclamações do Banco Central desde dezembro de 2005, o mau atendimento dos bancos continua sendo, em 2008, o pior contratempo para os consumidores. No mês passado, o item representou 19% das 4.972 reclamações feitas à entidade sobre instituições financeiras.

Ao todo, foram 967 ocorrências relacionadas ao assunto nos primeiros 31 dias do ano. Entre os maiores bancos (com mais de um milhão de clientes) foram 1.735 reclamações em janeiro – das quais 467 (27%) foram em relação ao atendimento.

Entre os grandes, o Itaú foi o primeiro colocado, com 296 reclamações e um índice de 2,33 (número de reclamações dividido pelo de clientes e multiplicado por 100). As ocorrências sobre mau atendimento representaram 34% do total. No mesmo período de 2007, o banco estava com o quinto lugar no ranking e os problemas com atendimento representavam com 28% dos 223 registros (índice de 1,84).

Apesar da liderança, o Itaú revelou, por meio de nota, que trabalha para aprimorar a qualidade do atendimento e que a inclusão do banco no ranking de janeiro foi “motivada por razão pontual e extraordinária”. A justificativa é que o Itaú não ficou na lista nos quatro meses anteriores. O segundo banco no ranking foi o Unibanco e, em terceiro lugar, veio a Caixa Econômica Federal.

Por causa de problema na qualidade de atendimento, o porteiro André Simões Evanger, 46 anos, de Santo André, ficou das 11h50 às 16h de ontem para tentar solucionar um problema na Caixa: ele não consegue consultar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela internet. Evanger foi ao banco na semana passada e recebeu a informação de que bastava entrar no site da instituição. Como não conseguiu realizar a operação, voltou à agência para pegar mais informações.

“Meu nome estava errado no cadastro. Tive de preencher uma ficha duas vezes. Na terceira vez, recebi a informação de que seria necessário preencher outro formulário. Se tivessem ma falado da primeira vez, tudo estaria resolvido”, Por causa do horário de fechamento do banco, o porteiro terá de voltar na agência num outro dia para tentar finalizar a operação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;