Economia Titulo
Cobap comemora aprovação de projeto no Senado Federal
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
18/02/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


O presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas), Benedito Marcílio, comemorou a aprovação, por parte da CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, no último dia 13, de projeto que prevê a aposentadorias e pensões o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo.

Trata-se do projeto 42/2007, encaminhado ao Congresso pelo presidente da República e cuja finalidade inicial era estabelecer diretrizes para a política de reajuste do salário mínimo no período de 2008 a 2023.

Mas o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou emenda para assegurar aos aposentados e pensionistas o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo, o que não ocorre hoje para os beneficiários da Previdência Social que ganham acima do piso nacional.

O projeto ainda terá de ser votado em plenário, mas o presidente da Cobap entende que a passagem pela CAS já é um avanço significativo.

“Vencemos uma batalha. Isso faz parte de nossas reivindicações há muito tempo e se for definitivamente aprovada irá frear as perdas nos rendimentos da classe que já superam os 70%”, afirmou.

“Segundo Marcílio, atualmente o salário mínimo é reajustado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais o percentual de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Já as aposentadorias e pensões com valores acima do piso são reajustadas apenas com base no INPC.

Marcílio afirma que a Cobap conseguiu 1,25 milhão de assinaturas de apoio ao projeto colhidas por todo o Brasil e que dia 26 deste mês a entidade que ele preside participará de uma audiência pública no Senado a respeito do projeto de lei 42/2007.

“Explanaremos sobre a importância da aprovação dessa lei para a sociedade. Também haverá um debate sobre o assunto”, disse.

O presidente da Cobap adiantou que no dia 20 todos os representantes do Fórum Nacional da Previdência participarão da entrega do relatório aprovado ao Presidente Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;