Política Titulo Rio Grande
Maranhão indica terreno perto da Índio Tibiriçá para UPA
Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
02/02/2013 | 07:34
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), já escolheu terreno para construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas). A área que será oferecida fica na Avenida dos Autonomistas, no Centro.

O tucano aguarda a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para vistoriar o espaço nos próximos dias. O chefe do Executivo de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), realizou a interlocução da análise durante o encontro de prefeitos realizado em Brasília na semana passada.

Maranhão esteve na Capital Federal, mas não conseguiu conversar com Padilha - o ministro estava em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para prestar atendimento às vítimas do incêndio na boate Kiss, que matou 236 pessoas.

O prefeito afirmou que irá entrar com pedido das licenças ambientais para adiantar o processo de liberação da área e, dessa forma, agilizar a construção, que seria bancada pela União. "Tenho levantamento topográfico do local e estou preparando a documentação para dar entrada nas autorizações estaduais nas próximas semanas", disse.

O prefeito de Rio Grande destacou que o terreno fica próximo à Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) e poderia receber vítimas dos acidentes que acontecem na via, conhecida como ‘estrada da morte'. "A UPA ficará num local estratégico e poderia realizar o atendimento de urgência aos acidentados", avaliou o tucano.

Maranhão analisou que diante da conjuntura de atendimento somada à interlocução de Luiz Marinho, a UPA fica perto da realidade. "Ganhamos um direcionamento agora. Se o ministro vier será muito bom para acertamos pontos da nossa discussão", ressaltou o prefeito.

A instalação do equipamento na cidade foi questionada por conta da resolução 2.648 do Ministério da Saúde, de novembro de 2011. O texto afirma que a UPA só pode ser construída em municípios com mais de 50 mil habitantes. Segundo o IBGE, Rio Grande possui 45.014 moradores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;