Setecidades Titulo Natal
Família abre suas portas para exibir presépio
Caroline Garcia
Especial para o Diário
02/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Quem olha a casa de portão vermelho no número 847 da Rua Marlene, em São Caetano, não imagina que na sala está montado presépio de quatro metros, com mais de 400 peças. A tradição é mantida pela família há 62 anos.

A precursora da ideia foi a mãe de Therezinha Aparecida Gianguini, 75 anos. "Ela não se contentava em comprar só uma peça. Voltava para casa com tudo o que tinha na loja. Por isso que ele é desse tamanho", explicou a aposentada, que manteve a tradição. O processo da montagem leva três dias e, neste ano, ela teve ajuda da filha, Adélia de Jesus Talpo, 52, e do genro, João Antônio Talpo, 56. "No começo, minha avó fazia só para a família, mas há 30 anos está à disposição de quem quiser ver", disse Adélia.

Na estante ficam dois cadernos com a lista de presença, que fazem Therezinha relembrar alguns visitantes. "Uma vez uma noiva veio aqui porque ela ia casar em um mês, mas a loja que tinha feito o vestido fechou sem dar satisfação. Ela fez o pedido ao presépio e conseguiu reaver o vestido. Voltou e trouxe um anjinho para enfeitar a montagem."

Enfeites, no entanto, quase não cabem mais no presépio. Se algum visitante quiser fazer uma doação, a preferência é por mantimentos, roupas ou dinheiro. Toda a arrecadação é revertida para igrejas e instituições do bairro Oswaldo Cruz.

Em média, 150 pessoas passam por ali a cada Natal. "Vem gente de toda a região e até de Santos. Às vezes, vou no portão e chamo quem estiver passando para entrar e dar uma olhada", afirmou Therezinha.

IGREJAS

Todas as paróquias do Grande ABC têm presépios, mas algumas prepararam montagens que valem a visita. Na Matriz de São Caetano, grupo de cinco mulheres é responsável pelas representações há 3 anos. 
A montagem levou o dia todo para ficar pronta. "Dá trabalho, mas é muito prazeroso. Em batizados, os pais fazem questão de tirar fotos com o presépio de fundo", disse a professora Carmem Fátima Ferreira, 57.

Ela, que é voluntária da igreja católica, garantiu que de todos os símbolos natalinos, o mais importante é o presépio. "Apesar de a árvore significar vida, o essencial é a cena do nascimento de Cristo. O resto é enfeite." A Diocese de Santo André também incentiva às famílias católicas a separar um lugarzinho nobre da sala para a montagem.

A única coisa que falta na Matriz é o Menino Jesus que, como pede a tradição, será colocado na manjedoura somente na véspera do Natal.

Outros locais que valem a visita são a Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Rua Castro Alves, 781, bairro Oswaldo Cruz, São Caetano), disponível a partir do dia 10; e a paróquia São João Batista, no Largo do Rudge Ramos, em São Bernardo, onde haverá exposição de presépios do dia 1º ao dia 15, no Salão Paroquial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;