Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
Emeb preenche lacuna na Educação
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
30/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Até dois meses atrás, os moradores do Parque América, em Rio Grande da Serra, não contavam com serviço de creche no bairro. A necessidade da comunidade carente só foi suprida com a inauguração recente da Emeb Recanto Infantil Madre Maria de Jesus, que recebe alunos com idades entre 6 meses e 5 anos.

"Eles precisavam muito dessa atenção. Aqui temmuita criança sem escola", comenta a diretora da Emeb, Deise Ferreira dos Santos. A educadora conta que os alunos mais velhos recebiam aulas em duas salas emprestadas pela Sociedade Amigos de Bairro até pouco tempo. "Só duas turmas por período (manhã e tarde) eram atendidas. Agora eles já têm lugar adequado para aprender", observa a diretora.

A unidade recebe atualmente 160 alunos, divididos entre berçário, maternal 1 e 2 e infantil 1 e 2. Além de salas de aula, o espaço conta com playground, quadra esportiva coberta, brinquedoteca, videoteca, refeitório, horta, guarita e sistema de captação de água da chuva para reúso. São 20 funcionários para dar conta da criançada.

A Emeb atende crianças do Parque América e bairros vizinhos. Segundo Deise, para o próximo ano há 200 crianças em fila de espera. "Esse é um bairro que cresceu muito nos últimos anos. A população não aumentou mais por esta ser área de manancial", destaca.

A expectativa da diretora da escola é manter calendário de eventos para que o espaço esteja sempre aberto para receber a comunidade.

AÇÃO SOCIAL

A comunidade carente do Parque América terá à disposição evento social no domingo, das 10h às 16h. Na oportunidade, o Diário do Grande ABC nos Bairros levará diversas atividades educativas, culturais e serviços para estudantes e familiares do bairro e do entorno. A ação será realizada na Emeb Recanto Infantil Madre Maria de Jesus, na Rua Marechal Rondon, 1.111.

Durante todo o dia, será possível cortar cabelo, receber assistência jurídica, obter informações sobre banco de empregos, solicitar carteira de trabalho e atendimento do Procon. Na área da Saúde, os moradores poderão aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia e exame papanicolau, receber vacina contra a gripe, atendimento odontológico e orientações sobre o IMC. Para a criançada haverá roda de leitura, pintura de rosto e escultura de balão, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;